Tudo bem que foram apenas dois dias de treinamento até a estreia deste domingo, 13, na derrota por 1 a 0, em Pituaçu, para o Atlético-GO, mas o futebol apresentado pelo Bahia na estreia do badalado técnico Mano Menezes à frente do time não poderia ser mais preocupante.

O treinador mudou a equipe titular e o esquema, mas uma fator determinante não foi visto dentro de campo: mudança de atitude. Apático, como nas últimas partidas do Campeonato Brasileiro, o time não conseguiu demonstrar qualquer poder de reação ou empenho para vencer o jogo.

Mano até conseguiu dar uma organizada no setor defensivo, tanto que Douglas fez poucas defesas. Mas a falta de atitude do Bahia custou caro, e não podia ser mais cruel. O Dragão carimbou os três pontos com um gol do goleiro Jean. Ou seja, além da lei do ex ter entrado em ação, ainda foi com inédito gol de goleiro.

Mas ao mesmo tempo que Mano conseguiu dar certo equilíbrio – ainda precisa melhorar muito – para o setor defensivo, o ataque que já produzia pouco, praticamente sumiu. Gilberto, Rodriguinho, Élber e Clayson pouco participaram da partida e erraram um número absurdo de passes, assim como todos os outros jogadores do Tricolor.

Resultado, o Tricolor agora soma seis jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro e encerra a sequência de dois jogos em cada sem fazer um gol sequer.

O Bahia volta a campo na próxima quarta-feira, às 21h30, quando visita o Corinthians na Neo Química Arena. Já o Atlético-Go recebe o Atlético-MG, às 21h, do próximo sábado, no estádio Olímpico.

Lei do ex

Ciente da fragilidade defensiva do Bahia, o treinador Mano Menezes trouxe mudanças no esquema tático, bem desenhado em um 4-1-4-1, com Ronaldo entre as linhas, e mudanças no time titular, com as entradas de Clayson e Jadson no time titular.

E a mudança surtiu efeito. Com as peças bem posicionadas e trabalhando em blocos, o Tricolor praticamente não foi incomodado pelo Atlético-GO. O Dragão até teve mais posse de bola, mas não conseguia evoluir nas investidas ofensivas ou pressionar a defesa.

Se adaptando ao novo estilo de jogo, o Bahia começou a se soltar mais na partida e a levar perigo ao gol de Jean. Motivados pela nova oportunidade no time titular, Clayson e Jadson apareceram bastante para o jogo e arriscaram jogadas individuais, tabelas rápidas e finalizações.

A equipe de Goiás só conseguiu assustar o goleiro Douglas aos 28 minutos, quando Nicolas arriscou um chute da intermediária e tirou tinta da trave tricolor. E sem ter êxito nas tentativas para entrar na área, o Dragão passou a chutar todas de fora da área.

Na única que vez conseguiu entrar na zaga baiana, Janderson fez a festa em cima dos marcadores e, quase caindo, driblou o goleiro Douglas e chutou, mas a bola foi fraquinha e Juninho consegui evitar o gol do Atlético.

Do outro lado, o Bahia não fazia questão de ter a posse de bola. O objetivo era roubar a bola e sair em velocidade com Élber ou Clayson. Mas o grande número de passes errados impediu as investidas do Bahia.

Com o jogo truncado, o Atlético abriu o placar após cobrança de falta. O goleiro Jean, que marcou o seu primeiro gol como profissional, cobrou da meia-lua, a bola bateu na barreira e voltou para ele, que emendou um chute de canhota, sem chance para Douglas. A lei do ex entrou em ação no estádio de Pituaçu.

Na beira do gramado, o que se viu foi um Mano Menezes extremamente agitado, irritado e proferindo palavrões impublicáveis. Mas nada foi suficiente para o Bahia conseguir reagir nos 90 minutos.

Mano chegou a fazer as cinco alterações, mas viu seu time sem força ou alma na partida. E ainda viu Juninho ser expulso, após agredir Matheus Vargas no rosto nos minutos finais do duelo.

Fonte: Atarde

UFC 300: horário, onde assistir ao vivo e o card completo com Alex

O mundo das artes marciais mistas (MMA) está em polvorosa com a proximidade do tão aguardado UFC 300, que promete ser um marco na história do

Flamengo conquista 38º título carioca e abre distância histórica

O Flamengo está novamente no topo do futebol carioca. Após uma emocionante disputa no Maracanã neste domingo, o Rubro-Negro

Como e onde jogar pôquer online com dinheiro real

Jogar pôquer hoje em dia é uma possibilidade acessível. Em qualquer lugar do mundo, você pode fazer sua aposta em pôquer online com dinheiro

A adrenalina dos jogos de crash: como FortuneTiger redefine a

Mergulhar de cabeça nos jogos de crash é como desbravar uma montanha-russa digital – seu coração dispara a cada curva ascendente do

eSports: de atividade de lazer a opção de carreira

Os eSports, ou esportes eletrônicos, tiveram um crescimento surpreendente na última década. Confira como a modalidade pode transformar a paixão

Organizações de eSports no Brasil: Top 5 mais populares hoje

As organizações de eSports tem se tornado uma verdadeira febre entre o público brasileiro. Com times competindo em diferentes jogos eletrônicos,

Endrick marca de novo, e Brasil vence a Colômbia no pré-olímpico

O Brasil venceu a Colômbia por 2 a 0 na noite desta sexta-feira (26), pelo torneio pré-olímpico, disputado na Venezuela. A competição define

Com gols de Jean Lucas e Everaldo, Bahia vence o Bahia de Feira e

Com sete mudanças em relação ao time titular que venceu o Jacobina na última quarta-feira, o Bahia bateu o Bahia de Feira, por 2  a 0, neste

Osvaldo decide, Vitória vence o Bahia de Feira e segue 100%

O primeiro jogo do Vitória no Barradão em 2024 fez o torcedor lembrar do ano passado. Na última partida em casa de 2023, o Rubro-Negro venceu o

Bahia oficializa chegada do meio-campista Caio Alexandre

Acabou a novela. Após semanas de negociações e imbróglios, Caio Alexandre segue defendendo um time vermelho, azul e branco, mas com um toque de

Nossos Apoiadores: