A NICA DA LIBERDADE 96

Ramiro Guedes

A MAIOR DATA

Começo essa coluna com a mais importante notícia desse início de ano, mais que qualquer uma, política ou não. O glorioso Cruzeiro Esporte Clube completa 96 anos de história. Sobre a data, ninguém menos que Ronaldo Fenômeno assim falou:

“O time que me acolheu, me formou, e me projetou para o mundo. Foram 56 gols em 58 jogos pelo clube. Foram lances e histórias inesquecíveis. Foi vestindo essa camisa que cheguei à seleção. Serei eternamente grato. Parabéns, @cruzeiro, pelos 96 anos! Orgulho de fazer parte dessa trajetória”, publicou Ronaldo.

O orgulho é de todos nós, grande Ronaldo.

POSSE E DISCURSO

Tomou posse no dia 1º. de janeiro o novo prefeito de Teixeira de Freitas, Timóteo Brito. Juntamente com ele foram empossados o vice, Lucas Bocão, vereadores eleitos e foi realizada a eleição para presidente da Câmara, onde foi escolhido o vereador Agnaldo da Saúde. No discurso de posse, Timóteo chamou a todos para formar um único partido, o de Teixeira de Freitas.

É bom que avise a seus mal educados incendiários de plantão.

PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

A candidatura única de Agnaldo da Saúde, eleito presidente da Câmara de Teixeira, foi fruto de um consenso entre os vereadores, para unir a Câmara. Agnaldo e seu grupo já vinham trabalhando a candidatura e se movimentaram com fluidez entre os pares, o que os levou à vitória. Espera-se que a Câmara atue em consonância com o Executivo, preservando, quando necessário, a independência dos poderes.

Teixeira merece.

VAIAS

Mais uma vez, um grupo de mal educados elegeu Erlita como alvo de vaias. Marcílio e Juvenal também foram contemplados. Nas figuras de Marcílio e Erlita, as vaias foram dirigidas a João Bosco, que nem estava presente, mas continua a ser lembrado, sempre.

Questão de nobreza.

O PAU QUE DÁ EM CHICO...

Quando, há 4 anos, o Dr. João Bosco tomou posse na prefeitura, inaugurou o mandato com um mutirão de limpeza. Naquela época, áulicos adversários avisaram que esta era um atitude demagógica de João. Quatro anos após, o Sr. Timóteo Brito inaugura seus quefazeres políticos com um mutirão de limpeza.

E agora, não é demagogia?

CONHECEM SILAS?

Dia 2 de janeiro, 17 e 10 de uma tarde calorenta. Muitos funcionários municipais chegam ao Banco Itaú para ver se o salário confiscado de dezembro havia saído. Nada.

Conhecem Silas? Pois é, silascou.

E O RIDÍCULO?

Parece que a moda de inaugurar mandato anunciando mutirão de limpeza pegou no Brasil todo. Em São Paulo, Dória até vestiu o macacão de gari e foi para a rua varrer uma rua que já tinha sido varrida.

Pelo menos aqui, não chegamos a tal ridículo.

O PASSADO SERÁ SEMPRE UMA FARSA?

O gente boa Dori Neves era chefe de Gabinete de Fracistônio Pinto, em 1992. Na época, o senhor Timóteo Brito havia vencidos as eleições para prefeito de Teixeira de Freitas, batendo Ubaldino Junior. Quinze dias antes da posse, o senhor Timóteo Brito entrou na justiça, pedindo a interdição das contas da Prefeitura. O Juiz da época concedeu e a cidade, entre outras penúrias, acumulou montanhas de lixo, para aflição e indignação do bom Dori e outros. Hoje a história se repete e esperamos que não seja como uma farsa.

O tempo nos dirá.

A BOA ESCOLHA

A ESCOLHA DE Dori Neves como Secretário de Agricultura do governo timotista foi uma das melhores. Do ramo, com excelente base intelectual, pensador de primeira, Dori vai marcar sua gestão com muita competência.

Quem viver, verá.

VERDADE

Conversas propaladas que o governo de João Bosco não deixou dinheiro suficiente para pagar a folha de dezembro são falsas. Em deu despacho, interditando as contas da prefeitura, o Juiz, Dr. Roney Jorge, foi claro ao afirmar que uma verba de repatriamento de 5 milhões estava à disposição da municipalidade.

A palavra é do próprio juiz em seu despacho de interdição.

MAIS UMA VERDADE

A pessoa que entrou com o pedido de interdição das verbas da Prefeitura agora em dezembro, citou, em sua peça, que o prefeito João Bosco não havia efetuado o pagamento do 13º. salário. Pagou, sim. Não pagou no dia 20, mas pagou no dia 22. E não pagou no dia 20 porque houve um outro embargo de contas do juízo local, derrubado em Salvador.

A informação de não pagamento do 13º. teria sido mentira ou má fé?

É só escolher.

DEU NO VALOR ECONÔMICO

“A desvinculação das pensões por morte do salário mínimo, prevista na reforma da Previdência que o Congresso Nacional discutirá este ano, deve atingir cerca de 4 milhões de pessoas, segundo o jornal Valor Econômico. Com a mudança nas regras, elas devem receber menos do que o equivalente ao piso nacional do país. Ao desvincular o benefício do salário mínimo, o governo pretende corrigir o valor a ser pago com base na inflação. Essa correção, no entanto, não deverá ser mais anual, como ocorre atualmente, mas conforme a margem fiscal do governo, a exemplo do que é feito com o Bolsa Família.”

Mais uma conquista que vai para o espaço...

FECHANDO A NICA

“O que esses procuradores menos encontram é a República”. (pensador do povo Totonho Cunha)

CORRESPONDÊNCIA

Recebo uma carta que me chama de egoísta e me pergunta para onde meus voos me levaram. Não quero discutir questões pessoais em uma coluna opinativa. Se a pessoa quiser falar comigo sem envolver os leitores, meu e-mail é O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Quanto a voar, basta-me Brecht: “quando não havia caminhos, nós voamos”.



AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.


Anuncie Aqui!

(73) 9972-7955 || (73) 3013-6687
liberdadenews@hotmail.com
Copyright © 2017 LiberdadeNews - A Força da Notícia. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0