A NICA DA LIBERDADE 97

Ramiro Guedes

O QUE CAUSA MAIS DOR

O mais duro para a consciência do brasileiro que a tem, no episódio em que morreram mais de 100 presidiários em Manaus e Roraima, é saber que tudo poderia ter sido evitado. O Ministério da Justiça (PF) tinha em mãos, há maus de um mês, relatório de mais de 600 páginas, com escutas de telefonemas de presos detalhando o que iria acontecer. O Ministério da Justiça não atuou e a tragédia aconteceu.

A Constituição coloca a segurança do preso como responsabilidade do Estado.

ACIDENTE

O presidente Temer chamar a tragédia das mortes em presídio em Manaus de acidente, dá uma ideia clara da leviandade com que o governo golpista trata assunto tão sério para o país.

Nenhuma surpresa.

ACORDAR TARDIO

Depois dos massacres acontecidos em presídios brasileiros, o governo tem mandado reforços para as cidades conflagradas. Como o caos prisional acontece no país inteiro e o PCC e o CV são poderosos, outras providências não pontuais precisam ser tomadas.

Urgência urgentíssima.

RECESSO?

Tecnicamente, a Câmara estaria em recesso nesse mês de janeiro. Na prática, não é o que acontece. Todos os dias o plenário se enche e o presidente Agnaldo da Saúde e outros vereadores dão plantão até a parte da tarde, ouvindo a população, que anda atrás de trabalho e outras coisas.

Bom sinal.

SERÁ VERDADE?

Muitos funcionários públicos municipais estão temerosos com a notícia que vazou de que o prefeito Timóteo Brito deverá cortar todas as gratificações, pagando somente os salários. O temor pelo corte é que tais gratificações ajudam a compor os baixos salários que a municipalidade paga aos seus funcionários.

O tempo dirá se isso é verdade.

LIMITAÇÃO

Um técnico municipalista nos esclareceu que o corte de gratificações só poderá atingir quem não as teve incorporadas ao salário, o que acontece depois de certo tempo.

É a lei.

CÓLICAS

Muita gente que conta ser chamada está criticando a demora da escalação do segundo escalão na Prefeitura.

Tem gente com cólicas diárias.

LIÇÃO DE SCHOPENHAUER

“Quem escreve de modo afetado é como alguém que se enfeita para não ser confundido e misturado com o povo; um perigo que o gentleman não corre, mesmo usando o pior traje”

Afetação não é estilo, é defeito.

JOÃO DO PT

Um cronista bissexto, que só aparece escrevendo quando lhe é conveniente, se refere a João Bosco como João do PT. Perguntei a Bosco se ele se ofende. Resposta: “Sou do PT e me orgulho disso”.

Pior é quem não tem qualquer identidade ideológica e vive ao sabor do oportunismo.

CACAU SHOW

O empresário e grande figura Gustavo Parrini está promovendo uma reforma radical na loja da Cacau Show, tudo para melhor atender a grande freguesia que tem.

O que era doce vai ficar mais doce ainda.

E A SEGURANÇA?

No dia 8, domingo, a morte por tiro de Tampinha marcou o 5º. assassinato daquele final de semana em Teixeira de Freitas. Os bandidos chegaram em um carro prateado, dispararam várias vezes e mataram Tampinha, fugindo em seguida. Como Tampinha já teve passagem por drogas na Polícia, pressente-se aí mais um crime do tráfico.

Será mais um que ficará impune?

TROCA SEM EXPLICAÇÃO

A saída do Delegado Kleber Gonçalves do cargo de Coordenador Regional da 8ª. COORPIN pegou a população de surpresa. O delegado vinha realizando um bom trabalho e, sem qualquer explicação oficial, acabou defenestrado do cargo. Comenta-se que caiu por causa do episódio com um advogado em Nova Viçosa, mas são apenas comentários. Para o lugar do Dr. Kleber, vem a delegada Valéria Fonseca Chaves, de Eunápolis.

“Polícia para quem precisa de polícia”.

MOSTRAR SERVIÇO

Informações nos chegam afirmando que a delegada Valéria chega a Teixeira querendo mostrar serviço, enfrentando um grande desafio em sua carreira. Tomara que venha com essa mentalidade e, entre os muitos casos que descambam para a impunidade, trabalhe no caso do assassinato do jornalista Jeolino Lopes Xavier.

O clamor é público.

DA NICA COM CONFÚCIO EM TEIXEIRA

O filósofo chinês Confúcio viveu de 479AC a 551AC. Seus ensinamentos estão reunidos nos Analectos, coletânea deles famosa em todo mundo. Por curiosidade, relendo os Analectos, esse escriba encontrou frases que se aplicam hoje à Teixeira de Freitas:

“Um homem covarde que veste uma máscara de braveza é como o ladrão que invade uma casa ou que trepa pelos muros”.

“É raro, de fato, que um homem com palavras ardilosas e um rosto bajulador seja benevolente”.

“Os fofoqueiros são párias da virtude”.

“Para o cavalheiro, é a moralidade que é suprema. Com coragem, mas desprovido de moralidade, um cavalheiro causará problemas, ao passo que um homem vulgar sem moralidade se tornará um bandido”.

CORRESPONDÊNCIA The Unforgiven

O texto é bom, conta a história sofrida da cidade na visão do ciumes da pessoa que apostou no cavalo errado.

Resposta: Há pessoas escrevendo de maneira ininteligível, mas respondamos o que entendemos: quem tem ciúmes é gente mesquinha e irresponsável. Tenho é compromisso com a cidade. O resto são lorotas que o tempo desmentirá. Jamais apostei em coisa alguma, pois o jogo não está entre meus vícios – a política é, nada mais, nada menos, do que uma prática de vida. Volte sempre.



AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.


Anuncie Aqui!

(73) 9972-7955 || (73) 3013-6687
liberdadenews@hotmail.com
Copyright © 2017 LiberdadeNews - A Força da Notícia. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0