Teixeira de Freitas: Nossa equipe de reportagem tem ouvido burburinhos e recebido questionamentos sobre uma possível saída da DTE/DRACO (Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes) de Teixeira para o município de Porto Seguro. Diversas especulações têm ocorrido neste sentido, mas até agora, ninguém confirma essas informações. Procuramos o delegado titular da DTE, Marco Antônio Neves, e ele nos informou que até o momento não havia sido informado de nada, que ainda não tem nenhuma informação oficial, e que, enquanto isso, ele tem procurado fazer seu trabalho e atuar na região, conforme suas prerrogativas.

“Onde há fumaça, há fogo”. Essa máxima popular é sempre pertinente, e em nosso meio, nos últimos tempos, tem se concretizado. Há alguns anos, começaram as conversas de que o IBAMA sairia da nossa cidade. Quase ninguém acreditava nisso. Os funcionários do órgão não confirmavam essa informação, e acabou acontecendo. Nossa equipe foi pioneira em tornar público os burburinhos de que Teixeira perderia o 13° BPM, pelo menos nos moldes estruturais em que funcionava, e se tornaria uma Companhia Independente. Pouco tempo depois o fato se confirmou, e foi criada a 87ª CIPM, sendo o 13° BPM, se transformado em Batalhão Escola.

Lembramos que o 13° BPM, já acumulava esse papel de formação policial [Batalhão Escola], pois diversos soldados foram formados aqui em Teixeira no Curso de Formação deste batalhão, antes mesmo de se cogitar tais mudanças. Embora muitos insistem em dizer que nada mudou, a lógica nos leva ao questionamento: Como uma Companhia vai ter a mesma estrutura de um Batalhão? Bem, os questionamentos agora são outros. O que está feito, está feito. E até o momento, apesar das críticas e das dificuldades, o Major Magalhães vem realizando um trabalho de excelência a frente da 87ª CIPM, combatendo contundentemente o crime na cidade.

E a DTE, vai mesmo sair de Teixeira? Nossa cidade vem crescendo de forma assustadora e é inconcebível que ao invés de receber mais órgãos públicos voltados para o bem comum, tenhamos que perder o que já temos. Espera-se que os gestores públicos de nossa cidade, do Estado, as entidades de classe, os movimentos sociais, o Ministério Público e quem mais de direito e se interessar possa, se movimente, busque alternativas de impedir isso. Pois o trafico de drogas é o maior responsável por toda essa onda de violência que assola nossa cidade, e deve ser combatido com afinco.

O que deve ser feito é melhorar a estrutura, contratar mais policiais, investir em tecnologia policial, criar novas especializadas, etc. e não mudar o que, com pouca estrutura, tem funcionado em nossa cidade. 

Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews

Nossos Apoiadores: