Teixeira de Freitas: Tivemos acesso ao laudo de exame pericial de 70 páginas e o vídeo sobre o acidente que matou 11 pessoas no dia 15 de maio, envolvendo o ônibus da Águia Branca. A perícia foi realizada pelo perito criminal Bruno Ferreira Melo do departamento de polícia técnica de Teixeira de Freitas.
No dia 07 de julho divulgamos uma reportagem, onde familiares de vítimas do acidente cobravam soluções sobre o caso, já que iria completar dois meses, e a viação Águia Branca não havia entregado o vídeo onde tinha as imagens exatas do momento do acidente. Na época procuramos em primeiro lugar o delegado responsável pelas investigações, Dr. Maderson Souza Dias, e ele disse que estava apenas aguardando o laudo pericial do Departamento de Polícia Técnica para encaminhar o processo à promotoria.
Então, procuramos o Departamento de Polícia Técnica e conseguimos falar com o perito Bruno Melo. O perito nos informou que até a presente data (07/07) não havia recebido de volta, o vídeo com as imagens do monitoramento interno da cabine do motorista do ônibus, por isso não havia concluído o laudo. Diante de todos os fatos, pedimos uma explicação da empresa Águia Branca e a assessoria nos enviou uma nota, falando que iria entregar esse vídeo na semana passada, e assim foi feito. Com isso o Bruno Melo conseguiu finalizar o laudo, mas trouxe surpresas.
Segundo a conclusão do perito, é que o motorista ficou inconsciente por 5 segundos, provavelmente cochilando, antes de o veículo bater na proteção da pista. Pelas imagens analisadas, o motorista ficou com a cabeça inclinada por 5 segundos para a esquerda e se assusta jogando o corpo para o lado direito antes do primeiro impacto do ônibus. Outra constatação da polícia técnica, dessa vez polêmica, é que não foi possível ver o choque do veículo contra a proteção na pista porque as imagens foram editadas nos instantes finais. O perito acredita que houve alteração de prova pericial por parte da Viação Águia Branca, comprometendo a conclusão do laudo.
Mais uma vez pedimos através de nota explicação da empresa sobre o parecer do laudo e sobre uma peça que não foi entregue no departamento de polícia técnica. Ficando desta forma comprometida umas das provas de tamanha importância para a conclusão do laudo pericial devido à quebra da cadeia de custodia e a alteração da prova original.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews
Assessoria de imprensa da Viação Águia Branca
NOTA: A Viação Águia Branca informa que ainda não teve acesso ao laudo da perícia técnica policial encarregada da investigação do acidente com o seu ônibus da linha Vitória a Itamaraju. Também informa que não foi comunicada sobre a falta de qualquer informação para a produção de laudo técnico final sobre as causas do acidente.
Sobre a informação de edição ou falta de parte das imagens captadas com equipamento de gravação na cabine do motorista do ônibus acidentado, a Viação Águia Branca informa que as imagens foram extraídas do equipamento de gravação pela empresa fornecedora do equipamento. Essas imagens foram encaminhadas pela Viação Águia Branca para a perícia técnica policial, acompanhadas de declaração da empresa fornecedora que atesta a não violação ou edição de qualquer conteúdo.
Sobre o não encaminhamento de parte do eixo cardan - integrante do sistema de transmissão de força do motor para as rodas do veículo, a Viação Águia Branca informou no encaminhamento das imagens para a perícia técnica policial que a mesma se rompeu no impacto da parte inferior do ônibus com o ressalto do acostamento e só teve parte localizada, dias depois, após muitas buscas em meio a vegetação do local do acidente. O que foi encontrado do eixo está à disposição da perícia técnica policial, como já informado pela empresa.
A Viação Águia Branca permanece à disposição das autoridades técnicas e policiais no intuito de contribuir para o que for necessário e útil para a conclusão do laudo técnico pericial policial.
Viação Águia Branca, 15 de julho de 2013
Matérias relacionadas
Familiares acusam a Águia Branca por atrapalhar a conclusão do inquérito policial do acidente
Video: Vítimas do acidente com ônibus que deixou 10 mortos e 19 feridos foram identificadas
Décima vítima do acidente com ônibus da Águia Branca é reconhecida no IML
Matéria repercute a nível nacional o Liberdade News fica fora do ar por altos índices de acessos
Águia Branca descarta possibilidade de motorista ter dormido ao volante
Video: Vítimas do acidente com ônibus que deixou 10 mortos e 19 feridos foram identificadas
Confirmadas dez mortes em acidente com ônibus na BR 101 próximo a Teixeira de Freitas
Ônibus perde controle na Curva da Tarifa próximo a Teixeira e deixa pelo menos 10 pessoas mortas