Mucuri, 05 de fevereiro de 2013 – A Máquina de Papel da Suzano Papel e Celulose localizada na fábrica de Mucuri, comemora hoje 20 anos. A máquina, produzida pela Voith, é a maior máquina de papel do Brasil, com 8,5 metros de largura e capacidade de produção de 20 mil toneladas por mês de papel não-revestido. A equipe da produção de papel é composta por 160 pessoas.
A máquina de papel iniciou suas atividades às 18h05 do dia 05 de fevereiro de 1993, 15 meses após o início da montagem mecânica da mesma, ocorrida em outubro de 1991.
Produtora de papel e celulose a Unidade Mucuri, desde sua implantação é considerada uma das mais modernas fábricas do mundo em tecnologias de produção e gestão ambiental, com foco em excelência. A fábrica entrou em operação em 1992 como Bahia Sul, produzindo polpa de celulose, e já como exportadora do produto.
Em 2001, a Suzano passou a deter 100% do capital volante da Bahia Sul, que operava com uma direção independente. A partir de outubro daquele ano, a Suzano implantou a Gestão Unificada Suzano-Bahia Sul, envolvendo as duas fábricas localizadas em Suzano (SP) e a de Mucuri. Com uma gestão moderna e eficiente, em poucos anos a Suzano Bahia Sul tornou-se referência mundial em excelência empresarial e ambiental.
A gestão unificada iniciada em 2001 levou à integração societária entre a Cia Suzano de Papel e Celulose e a Bahia Sul Celulose. Esse processo foi finalizado em setembro de 2004. Com a união, a Suzano se tornou uma das 50 empresas com ações mais líquidas na Bovespa, passando a integrar o índice IBrX-50.
Sobre a Suzano Papel e Celulose: A Suzano Papel e Celulose (Bovespa: SUZB5, OTC: SUZBY and Latibex: XSUB) é uma empresa de base florestal e uma das maiores produtoras verticalmente integradas de papel e celulose de eucalipto da América Latina. Controlada pela Suzano Holding e parte do Grupo Suzano, investe no setor de papel e celulose há 87 anos, com operações globais em aproximadamente 80 países. Atualmente, possui cinco unidades industriais: Suzano, Rio Verde, Limeira e Embu, no interior do Estado de São Paulo, e Mucuri, no Estado da Bahia. A operação da companhia está dividida em três unidades de negócios: Florestal, Celulose e Papel. Em 2010, com a definição de um novo posicionamento estratégico, sua atuação da ganhou duas novas frentes: energia renovável e biotecnologia.
Por: Liberdadenews/Ascom