Novo secretário de Teixeira de Freitas esclarece alguns problemas na saúde

Teixeira de Freitas: Nossa equipe vem recebendo denúncias sobre lixo hospitalar acumulado no fundo do hospital, falta de médicos, falta de remédio na área oncológica, falta de marcação de exames na regulação. Para esclarecer esses e outros assuntos, nossa equipe conversou com o novo secretário de saúde do município, o Antônio Carlos da Silva Magalhães Neto, conhecido por “Carlão”. Sendo ele indicado pelo ex-secretário Eujácio Dantas que deixou o cargo no dia 17 de novembro.

Carlão era consultor do Ministério da Saúde desde 2013, onde acompanhava todos os investimentos da secretaria de Saúde, pasta esta que geriu em Prado entre o ano de 2009 a início de 2012. Nas últimas eleições foi candidato a vice-prefeito na cidade do Prado. E por ter conhecimento na área foi indicado para assumir o cargo de secretário de saúde em Teixeira até o dia 31 de dezembro.

O novo secretário fez questão de explicar os problemas que nossa equipe argumentou. “O hospital municipal é gerido por uma organização social, chamada Provida através de um conselho gestor, no qual nós fazemos essa gestão com eles. Nas últimas semanas ouve uma interrupção na coleta do lixo hospitalar, por dificuldades da Provida com a prestadora de serviço. Essa dificuldade gerou um acumulo grande de lixo no fundo do hospital, que agravado com um problema estrutural que aconteceu no dia 09 de novembro, que foi o rompimento da fossa, onde caiu o carro de uma das funcionárias, aquele espaço se tornou muito complicado”. Explicou o secretário.

O secretário destaca que de imediato a gestão tomou providências. “Em relação ao lixo, nós publicamos dia 02 de dezembro 3 portarias, sendo elas: a prefeitura assumi novamente a coleta do lixo hospitalar; assumi a compra e confecções de alimentos do hospital que também passou por dificuldades; e por fim, a questão de medicações, especialmente oncológica que não pode faltar de maneira alguma”. Enfatiza.

Carlão, também esclareceu que a fossa onde caiu o veiculo está ativa, é de uso do hospital, e aquela localidade não pode ser estacionamento, já que existe em torno de 4 fossas grandes na parte do fundo e não há ligação com o esgoto da rua. Então a prefeitura tomou duas atitudes, a primeira, através de tramites legais, foi dada perca total do carro da funcionária e ainda essa semana irão fazer o pagamento do veículo. A segunda atitude foi começar uma obra onde, todo o esgoto será jogado na rede da rua, assim desativando as fossas existentes.

O secretário também informou que o lixo está sendo retirado e que até nesta quinta feira (07), tudo voltará ao normal. E as medicações também já chegaram. Quando perguntado sobre a falta de médicos, ele garantiu que não procede, já que a escala dos profissionais está mantida pela Provida. Ele salientou, que no final do ano devido às festas, alguns profissionais entram em recesso, então irão aumentar o número de médico na UPA, já que as unidades de saúde estarão fechadas. Já na questão de marcações de exames, eles optaram em manter os exames em casos emergenciais, ou seja, tomografia, ressonância, entre outros. Os elementos eletivos que podem aguardar, de fato foram suspensos.

“Meu principal papel agora é garantir uma transição tranquila, cobrindo todos os direitos do cidadão. Iremos fazer tudo muito transparente, a imprensa está convidada para uma coletiva que iremos abrir as contas, e fazer a transição garantindo os recursos de folha para dezembro, assim, não havendo nenhum tipo de movimento retalhador da nova gestão, precisamos zelar pela vida de nossa população. Aproveito para agradecer Eujácio pela confiança, estou à disposição da população e do novo governo para fazer a transição”. Finaliza.

O secretário possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba (2000). Atualmente é apoiador institucional da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública e Gestão em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Docência, Apoio Institucional, Gestão em Saúde e Gestão da Clínica. Mestrando do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês em Gestão de Tecnologias e Inovação em Saúde.

Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews



AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.


Anuncie Aqui!

(73) 9972-7955 || (73) 3013-6687
liberdadenews@hotmail.com
Copyright © 2017 LiberdadeNews - A Força da Notícia. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0