Detido desde 6 de outubro de 2016, Rafael Lusvarghi saiu da prisão em dezembro. Ele deverá voltar a tribunal para ser julgado pelo crime, que nega ter cometido.

Rafael Marques Lusvarghi, brasileiro preso há mais de um ano e dois meses na Ucrânia sob acusação de terrorismo por ter lutado contra o exército ucraniano ao lado de tropas militares rebeldes, foi solto provisoriamente no mês passado pela Justiça ucraniana. Vídeos divulgados pelo paulista a amigos nas redes sociais mostram ele fora da prisão.

O Ministério das Relações Exteriores no Brasil confirmou nesta terça-feira (2) ao G1, por meio de nota, que o paulista de 32 anos está “em liberdade provisória”.

Rafael deixou a prisão no dia 18 de dezembro de 2017. Ele foi detido em Kiev, capital da Ucrânia, em 6 de outubro de 2016. O poder judiciário da Ucrânia, no entanto, não teria informado o motivo da soltura a Rafael, a seus advogados e nem mesmo à Embaixada brasileira.

Como será julgado novamente por terrorismo, em data ainda não marcada, uma das hipóteses mais prováveis é a de que o brasileiro foi solto provisoriamente até que a Justiça marque a data de seu julgamento. Seu passaporte foi retido pelas autoridades ucranianas para que ele não deixe o país.

Rafael sempre negou o crime. Amigos do brasileiro contaram que ele pediu para divulgar o vídeo e fotos de sua vida fora das grades porque esperava ser julgado novamente ainda neste mês. Para isso, deveria voltar à prisão, já que os réus têm de ficar enjaulados nos tribunais durante os julgamentos.

Na gravação feita por celular, Rafael se alimenta e diz algo, mas por problemas técnicos não é possível ouvir o áudio. Em uma das fotos, o brasileiro aparece ao lado de uma pessoa em frente ao portão de um imóvel.

As imagens indicam que Rafael emagreceu nos 438 dias em que esteve detido. Ele ainda usa barba, mas aparece de cabelos curtos.

Em 25 de janeiro de 2017, quando ainda usava cabelos compridos, Rafael foi julgado a primeira vez por terrorismo. Naquela ocasião, ele havia sido condenado a 13 anos de prisão pelo crime.

A defesa de Rafael, porém, recorreu, alegando que houve uma série de irregularidades no processo, como ausência de tradução na língua portuguesa e até denúncias de que ele foi torturado para confessar um crime que nega ter cometido. A Justiça da Ucrânia decidiu então anular em agosto do ano passado aquele julgamento e marcar outro. A sentença que o condenou foi anulada.

No último dia 14 de novembro de 2017, um tribunal ucranianodeterminou que Rafael deveria ser julgado diante de um juiz diferente. A data desse julgamento ainda não foi definida. E pouco mais de um mês depois, a Justiça decidiu soltar o brasileiro.

Rafael contou a amigos que foi acordado de noite pelos responsáveis pela cadeia. Ele só recebeu a informação de que deveria sair. Não pôde levar o passaporte nem dinheiro. Deixou a prisão e decidiu seguir sozinho para a Embaixada do Brasil em Kiev.

Os funcionários da Embaixada receberam Rafael, deram comida e abrigo. Depois, pagaram uma hospedagem para ele num hotel próximo. Desde então, Rafael tem se dedicado a conversar com amigos e parentes no Brasil.

Fonte: G1

Mulher morre após ser espancada na Bahia; suspeito é filho da

Uma mulher de 54 anos morreu, neste domingo (19), após ter sido espancada. O crime ocorreu em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de

Pedreiro morre após sofrer descarga elétrica e cair de altura de

Um pedreiro morreu enquanto trabalhava em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, no sábado (18). Joedson Almeida dos Santos, de

PMs são presos suspeitos de matar homem a tiros; vítima foi

Três policiais militares foram presos na manhã desta quinta-feira (16), suspeitos de matar um homem na cidade de Pindobaçu, no norte da Bahia.

Vaqueiro que estava desaparecido é encontrado morto em Itapebi

Itapebi: O vaqueiro Fábio Bernardo dos Santos, de 46 anos, que estava desaparecido desde sábado (11), foi encontrado morto na manhã de

Turista carioca morre atropelada em Caraíva; motorista sem CNH foge

Porto Seguro: Uma turista do Rio de Janeiro, de 47 anos, morreu após ser atropelada por um carro na tarde de terça-feira (14) em Caraíva, uma

Operação do PETO em Itamaraju: Apreensão de drogas e de

Itamaraju: Na tarde desta terça-feira, 14 de maio, uma operação conduzida pelo Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 43ª Companhia

POLÍCIA CIVIL RECUPERA NOTEBOOK

Eunapolis: Na tarde desta terça-feira 14/05/2024), equipes da 23a COORPIN e do CATTI DESCOBRIMENTO de Eunapolis, lograram êxito na recuperação

Pescador desaparecido no Rio Jequitinhonha é encontrado morto

O corpo de um pescador, desaparecido desde a última quarta-feira (8) no Rio Jequitinhonha, na zona rural de Belmonte, foi removido pelos bombeiros

Flagrante em presídio: mulher tenta entregar celulares ao filho

Eunápolis: Uma mulher de 49 anos foi flagrada pelo sistema de raio-x enquanto tentava entrar no presídio de Eunápolis com dois celulares presos

Comerciantes presos por receptação de produtos furtados em

Eunápolis: Dois comerciantes varejistas foram presos em Eunápolis sob suspeita de receptação de produtos eletrônicos furtados. A prisão

Nossos Apoiadores: