Proteger o seu dinheiro de qualquer desvalorização é, sem dúvida alguma, uma tarefa básica, que qualquer investidor deve entender. O principal objetivo de qualquer investimento é ampliar o poder de compra do investidor, e por conta disso, é necessário que ele esteja sempre atento aos valores da inflação. 

Mas antes disso, é necessário que o investidor também se preocupe em identificar quais serão os seus objetivos pessoais com o investimento em questão. A partir dessa definição, o investidor vai então poder determinar qual prazo está disposto a aguardar para obter o retorno que deseja. 

Digamos que você esteja investindo para uma viagem que pretende realizar daqui a dois anos; nesse caso, é necessário que você invista seu dinheiro num produto que forneça  proteção contra a inflação, e que tenha um prazo de resgate que seja próximo a data de sua viagem, para que você possa ter acesso ao dinheiro que foi investido.

Quais são os investimentos que fornecem proteção contra a inflação?

Alguns ativos e produtos financeiros fornecem para o investidor proteção direta contra a inflação, e isso acontece porque eles estão atrelados a indexadores de inflação. Existem vários tipos de investimento que possuem essa característica. 

Por exemplo, o investimento Tesouro IPCA+ é um ativo no formato de um título público que vai render para você a variação que ocorrer no IPCA somado a um percentual fixo. Ou seja,  caso a inflação acumulada de um determinado período seja de 6%, esse título vai render 6% da inflação, mais o percentual fixo. 

Tudo isso é muito interessante, entretanto, é necessário que você identifique o prazo para que possa retirar o seu dinheiro. Caso o prazo do título atenda as necessidades que você tem, como por exemplo, uma viagem, então essa pode ser uma escolha bem atrativa para a sua carteira.

 

Existem diversos outros tipos de produtos financeiros que estão diretamente ligados à inflação, e por conta disso, é muito importante que você analise as características específicas de cada ativo. É necessário que você tenha seus objetivos pessoais em mente quando for escolher onde vai fazer seus investimentos. 

Por exemplo, todos os títulos públicos que estão disponíveis na plataforma oferecida pelo Tesouro Direto, que estão indexados no IPCA, possuem um vencimento selecionável entre 2026 e 2055. Esse tipo de ativo possui dois tipos de remuneração para quem fizer investimentos, sendo eles com ou sem juros semestrais. 

Em uma dessas opções você vai receber os juros a cada seis meses, enquanto na outra, esses juros são acumulados, e então são pagos de forma integral no vencimento do título público. Além de títulos públicos, títulos de crédito privado, títulos de instituições financeiras, fundos imobiliários, e até mesmo criptomoedas, podem ser boas reservas de valor.

Bitcoin é uma boa reserva de valor?

Sim, o Bitcoin é uma excelente reserva de valor, inclusive, ele é utilizado por grandes investidores do setor internacional. Diferentemente de outros ativos e títulos, a criptomoeda funciona de forma descentralizada, ou seja, isso significa que ela não é afetada de forma alguma pela inflação. É aconselhável que os comerciantes iniciem o seu investimento numa plataforma regulada que seja também favorável aos principiantes - como o Bitcoin Profit

Entretanto, é importante também mencionar que o Bitcoin possui uma alta volatilidade, sendo que seu preço pode subir e descer de acordo com as regras do mercado. Entretanto, em uma análise dos últimos 10 anos de existência da moeda, percebe-se que ela continuou a ser valorizada cada vez mais. 

Como já foi dito antes, você deve ter em mente o seu objetivo na hora de fazer um investimento. Por exemplo, se você deseja fazer um investimento para ter uma renda passiva, o Bitcoin não é uma boa ideia para você, entretanto, se você pretende fazer um investimento de longo prazo com o ativo, pode ser uma escolha muito atrativa. 

Dito isso, o melhor momento para você começar a investir é o quanto antes, já que o mercado financeiro nunca para, e oportunidades surgem todos os dias. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, não é necessário que você tenha um alto valor para começar a investir.

Inclusive, o investidor brasileiro tem começado com um aporte de valor baixo, como R$300, e esse é um padrão de longo prazo, sendo que vale a pena começar a investir assim que for possível.

Nossos Apoiadores: