Lajedão: Em meio às instabilidades políticas, que cercam o cenário eleitoral, neste ano de eleições estaduais e federais, o prefeito de municipal de Lajedão, Humberto Côrtes, o “Betão”, tem muitos motivos para comemorar com os seus munícipes. Desde o início de sua gestão, suas propostas políticas vêm sendo cumpridas a contento, e muitas vezes, superando expectativas, elevando o pequeno município de Lajedão a índices e resultados nunca imaginados em outras gestões, no tocante à saúde, cultura, infraestrutura, educação, etc.
A educação municipal foi congratulada com dois resultados extremamente positivos para a cidade. O MEC divulgou recentemente os números do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), criado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais) como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil.
Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez. O município de Lajedão teve um índice excelente no IDEB [5.8]. Pode parecer pouco. Mas, levando-se em consideração que a média nacional é de [4.9] e a média estadual é de [3.9] para as escolas municipais, Lajedão está muito acima da média, equiparando-se a estados como Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina, que tiveram os melhores resultados.
Além disso, neste dia 31 de agosto, o prefeito Betão recebeu uma Medalha da UPB (União dos Prefeitos da Bahia), colocando Lajedão entre os 47 melhores municípios do estado no quesito educação. O prêmio foi entregue no Resort Vila Galé Marés, em Guarajuba, Camaçari/BA, no 3º Encontro de Prefeitos e 4º Congresso dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia: Saúde Pública – Desafios da Gestão. A Medalha tem o objetivo de prestigiar as iniciativas implantadas na gestão da educação básica, que promovam a melhoria no ensino.
Lajedão foi premiada pelo “Projeto Educação Inclusiva”. O prêmio dá visibilidade às atividades e aos municípios que implantaram ações inovadoras na educação que podem servir de exemplo para outros gestores. As iniciativas foram julgadas por uma comissão composta por professores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e profissionais da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Segundo Betão, esta Medalha é o reconhecimento de um trabalho sério que vem sendo realizado, e isso nos motiva a fazer ainda mais.
“Premiações como esta nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Reformamos 100% das escolas do município e implantamos ar-condicionado em todas as salas de aula. Investimos em infraestrutura e capacitação para professores, na inovação da metodologia utilizada, além da implantação do Programa “Mais Educação” com recursos federais, criado para incentivar as secretarias municipais e estaduais a oferecer educação integral na rede pública”, disse orgulho o prefeito Betão.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews