Teixeira de Freitas: Durante a noite desta sexta-feira, 12 de setembro, aconteceu a aula inaugural da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) no campus Paulo Freire, que ocorreu no prédio da Universidade, localizado na Praça Joana Angélica. Foram convidados todo o corpo docente e discente, além dos funcionários e mais o Decano, reitor e autoridades, como o prefeito da cidade, João Bosco. O evento teve início com a participação da Orquestra e Coral 09 de Maio e logo depois o reitor, Naomar Almeida, deu início oficialmente às aulas no Campus de Teixeira de Freitas. A aula foi aberta ao público.
O Decano do campus Paulo Freire, Francesco Lancelote, veio de São Paulo, já foi professor na UFBA, na Bahia. Ele disse que esse momento “concretiza a realização de um sonho”. “A gente começa pequena, com 740 estudantes nessa primeira entrada, divido nos três campi”, mas foi planejado pensando em crescer e abranger um número de estudantes muito maior, otimizando assim o ensino público superior no Brasil, relata o Decano. No campus de Teixeira há hoje 320 alunos matriculados.
Sobre o curso de Medicina e demais ligados a saúde, que foram alvos de grande publicidade, o Decano relata que o objetivo da grade curricular desses cursos é formar “profissional da saúde com características humanas, valorizadas, e que atenda a população que de fato necessita de saúde”, ou seja, busca formar profissionais que venham a dar mais atenção no SUS do que em consultório particular.
O aluno Pedro Ralile de Abreu, que ingressou na primeira turma, pensa em cursar ou Psicologia ou Ciências Sociais. Ele conta que fez o ENEM e se inscreveu no SISU e agora iniciará os componentes curriculares interdisciplinares. Para ele “é motivo de muita alegria morar em Teixeira e ingressar numa Faculdade Federal, sem precisar ir para outra cidade, e abandonar a família”.
O reitor, Naomar Almeida, falou que essa é a sexta vez que vem a Teixeira, e tem grande expectativa sobre o início da universidade. Segundo ele, “foi cumprido o planejamento rigorosamente, e hoje estão com 17 professores, todos doutores, mais de vinte servidores, e esse número irá dobrar e depois triplicar”. Naomar relata que o sistema desenvolvido na UFSB é muito moderno, baseado em tecnologias digitais, tanto que os colégios universitários compõem uma rede nos municípios do entorno da área polarizada em Teixeira de Freitas.
O prefeito João Bosco disse que tem um embate com a empresa Suzano Papel e Celulose para a doação de uma área para construção de novo prédio para UFSB, que poderá atender um número maior de estudantes e oferecer mais conforto nas instalações. Com todos os investimentos que o prefeito tem buscado junto ao Governo do Estado, ele ver que a universidade vai se consolidar com toda a sua grandeza para a cidade e região.
Por: Petrina Nunes/Liberdadenews