Teixeira de Freitas: Na manhã desta quinta-feira, 06 de novembro, alguns alunos do CETEPES (Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul), localizado na Rua Beira Vale, no Bairro Jardim Caraipe, procuraram a nossa equipe de reportagem, onde denunciaram o total estado de abandono em que eles vêm vivendo nas dependências daquela unidade de ensino. Os alunos relataram que eles estão sem água há bastante tempo, que os, q banheiros da escola estão muito sujos, fazendo nojo.
Os alunos relataram também, que muitas das vezes eles são liberados, pois não tem água para beber. Na denúncia, eles relatam que há mais de 01 ano eles não recebem merenda escolar. Além da grande quantidade de aulas vagas, devido à falta de professores. Os alunos nos enviaram algumas imagens, que mostram a situação precária pela qual vem passado alunos e funcionários da unidade.
São objetos velhos dentro de banheiros; pneus na área externa da escola, colocando em risco a saúde de todos, já que com o período de chuvas, esses pneus acumulam água, podendo ser criatório de mosquito da dengue; diversas sucatas de computadores e colchões espalhados pelos corredores; teto quase desabando; além da parte elétrica, que grande parte encontra-se danificada. Inclusive, 02 ventiladores recentemente estouraram e caíram na sala.
Os estudantes lembram que o CETEPES passou por uma recente “reforma”, cuja placa na parte externa da escola anunciava um investimento maior do que R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais). “É uma vergonha o que estamos passando nesta escola. O CETEPES já foi referência em ensino na cidade, e hoje, encontra-se nessa situação calamitosa. Estamos desmotivados”, disse um aluno do Curso de Informática do CETEPES.
Nossa equipe procurará a direção da escola, e também a DIREC 09 (Diretoria Regional de Educação e Cultura Geral), localizada na Rua Dom Pedro, 147, no Centro, a fim de buscar esclarecimentos sobre o abandono na unidade escolar. O CETEPES é o antigo COLEM (Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães) e passou por uma reestruturação, sendo implantado os cursos técnicos a partir do ano de 2010.
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews