Teixeira de Freitas: O programa Orquestrando o Futuro-OrFs iniciou em junho de 2013 e já atende mais de 300 crianças a partir dos 07 anos de idade, da rede pública de educação, com aulas de violino, violoncelo, viola, contrabaixo, canto-coral e morfologia musical. Foi criado pelo Maestro Orley Silva e é realizado a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED), com apoio de outras instituições.
Orquestrando o Futuro consiste na educação através da música, mais precisamente da música erudita com foco nos instrumentos de cordas e canto-coral. Ainda, trabalha questões de disciplina, valores éticos e morais, bem como o senso crítico e outros fatores da valorização humana. Sendo na forma de trabalhar a música e toda educação, que o projeto ajudar a manter os jovens fora da criminalidade, se destacando como uma efetiva ação preventiva contra a criminalidade.
Tem como justificativa o diagnóstico da situação de risco em que vive as comunidades periféricas da cidade, que mostra um percentual elevado de jovens envolvidos com o uso do álcool, tabaco, bem como diversas drogas ilícitas como maconha, cocaína e tantas outras mais. De acordo com o Maestro Orley Silva, o projeto também trabalha com a conscientização popular, e com a colaboração de toda a sociedade será possível ajudar muitas crianças, tao vulneráveis ao crime.
“Queremos fazer muito mais pelas nossas comunidades, e podemos sim, através do nosso projeto. Temos orgulho de ter sido escolhido como referencia em projeto de ensino de música do interior da Bahia pelo www.neojiba.org, nós temos alunos que ganharam bolsa de estudos para o fora do Brasil. Isso é algo que traz orgulho pra nossa cidade. A criança que coloca um instrumento de Orquestra nas Mãos não aperta um gatilho de arma de fogo. Amo o que faço, por isso está dando certo”, explica o Maestro Orley Silva.
O Objetivo do Maestro após o carnaval é criar um núcleo nos bairros Liberdade I e II, para isso será necessário a ajuda de empresários. Quem tiver interesse que o projeto funcione nestes bairros e puder colaborar pode entrar em contato pelos telefones (73) 9920 7636 (Vivo) ou 9121 7636 (Tim). Ajude a ajudar. Projetos sociais como este são grandes armas na prevenção ao crime, e a sociedade em geral só tem a ganhar com a sua contribuição.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews