A Prefeitura de Alcobaça, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (secretária Tânia Gusmão), realizou um termo de cooperação técnica com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), que tem a iniciativa de levar e promover a educação para as pessoas envolvidas no meio rural.
O Senar na Bahia desenvolve várias ações, várias linhas de trabalho, uma das ações é o programa DESPERTAR 2015, e tem como objetivo despertar os alunos que compõem o Ensino Fundamental das escolas municipais rurais, e levar uma proposta de educação, focando o lado da educação ambiental dentro dos currículos escolares.
Será realizado um processo de formação inicial e continuada (através de apostilas) com todos os educadores para fazer um alinhamento com todos os objetivos e a explanação do plano de ação e das linhas de trabalho. Posteriormente será feito um trabalho de acompanhamento nas escolas, para visualizar como os estudantes estão recebendo o programa, se estão abraçando o trabalho.
A partir desta etapa, será feito uma análise para ver se é necessário fazer uma adequação do programa com o perfil do município. O programa conta também com a participação indireta das secretarias de Agricultura, Ação Social, Meio Ambiente.
O DESPERTAR 2015 está presente em 75 municípios da Bahia e foi dividido por regiões. Aqui no Extremo Sul é identificado como Núcleo 2, que é composto por 7 municípios, sendo eles Una, Camacã, Itapebi, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Prado e Alcobaça.
O profissional do SENAR responsável pelo núcleo 2 é o Renato de Oliveira Prado, que é biólogo e gestor ambiental.
Por: Redação/Fotos: Sérgio Maresias