A Conferência Municipal de Educação de Caravelas foi realizada na última quinta-feira, 18 de junho, às 13h00, no Clube dos 40, onde se reuniram diretores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, demais funcionários escolares, pais e alunos de escolas e creches do município, além de vereadores, representantes da APLB–Sindicato, funcionários públicos municipais e várias pessoas da comunidade.
Na oportunidade, foi apresentado a todos o documento base para a elaboração do Plano Municipal de Educação do município de Caravelas. O PME é um documento que define metas educacionais para o município por período de 10 anos. Trata-se de uma exigência prevista na Lei Federal nº 13.005 de 25 de junho de 2014, que institui o Plano Nacional de Educação (PNE). O PME abrange não somente a educação na rede municipal de ensino, mas devem estabelecer diretrizes e metas para o ensino médio e para a educação superior no município, dialogando com os responsáveis por esses níveis de escolarização.
Deve ser elaborado em consonância com o Plano Estadual de Educação e o Plano Nacional de Educação e, ao mesmo tempo, garantindo a identidade e autonomia do município. A Conferência Municipal de Educação teve como objetivo socializar, discutir e revisar o texto do Plano Municipal de Educação PME. A mestra de cerimônia, Jussara Maria Esteves, convidou para compor a mesa, o Prefeito Jadson Ruas, os vereadores José Cruz dos Anjos, Watson Serafim Lopes, secretárias de educação, Anathely Ribeiro Figueira, Coordenadora Técnico-Pedagógica Dulce de Souza Saraiva e o representante da APLB Marcos Andrade Lopes.
A secretária de educação do município, Anathely, foi a primeira a fazer uso da palavra fazendo a sua apresentação. Ela falou da importância do PME e agradeceu a presença de todos e a confiança nela depositada, por conta de ter assumido o cargo recentemente. Em seguida o Prefeito Jadson Ruas cumprimentou a todos os presentes, e disse ter plena certeza da competência da Secretaria recém-empossada. O prefeito disse ainda, que o PME que foi apresentado, deve ser analisado e debatido, e incrementando as melhorias que se fazem necessárias.
“Coloque-me à disposição para esclarecimentos em meu gabinete, e aproveito ainda para dizer que está sendo feita uma avaliação para antecipação do décimo – terceiro dos funcionários da área da educação, para aqueles que solicitarem”, disse Jadson Ruas. E a palavra foi franqueada ao vereador José Cruz dos Anjos, que é representante do Conselho do FUNDEB, em Caravelas e fez um breve pronunciamento. O edil agradeceu a presença de todos, do Grupo Colaborativo e a Deus por tudo. José Cruz dos Anjos colocou a importância e a exigência de criação do PME e discorreu brevemente sobre as bases legais da educação. Falou também sobre a natureza do PME, sua obrigatoriedade e adoção por todos os gestores e a importância popular em sua construção.
Em seguida formaram se os grupos, que tiveram 60 minutos para elaborarem suas propostas e apresentá-las em duplas na plenária. Após a conclusão narrativa das 13 Comissões Representativas, foi concedido 5 minutos para os questionamentos finais e em seguida, a Coordenadora Técnico-Pedagógica Dulce de Souza Saraiva encerrou a Conferência Municipal de Educação.
Por: Liberdadenews/Ascom