Teixeira de Freitas: Aconteceu no Espaço D, em Teixeira de Freitas, a entrega de certificados de conclusão para alunos que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), realizado pela Polícia Militar da Bahia. O evento de conclusão das atividades com os alunos da rede pública de ensino aconteceu na última quinta-feira, 09 de julho. O PROERD tinha como principal gestor o Tenente Coronel e Comandante do 13º BEIC, Paulo Silveira, e com o auxílio dos instrutores, SGT PM Kátia Cilene Paranhos e o SD PM Marcílio Soares Costa realizaram um brilhante trabalho.
O programa de aprendizado e de conscientização foi desenvolvido com o intuito de policias militares estarem presentes em sala de aula, e isso foi feito durante quatro meses. A iniciativa foi visando afastar as crianças e adolescentes do mundo sombrio das drogas e da violência. O evento contou com a presença de diversas autoridades e convidados especiais como o Tenente Coronel Serpa, diretor do CPM, do Comandante da 87ª CIPM, Major Magalhães, do Diretor do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, o Tenente Coronel Ozires Cardoso, do Secretario de Educação, Ariosvaldo Alves.
O PROERD tem como meta a filosofia social de desenvolver trabalhos de prevenção ao uso de drogas e oferecer alternativas que possibilitem a redução de outros problemas locais ligados à Segurança Pública, e também a aproximação do PM com a comunidade. Neste primeiro semestre a formatura contou com alunos das escolas municipais Jardim Caraipe, Paulo Freire, São Lourenço e Amigos de Aracruz, e também com alunos do Colégio da Polícia Militar Anísio Teixeira, totalizando 750 proerdianos. A solenidade de formatura foi dividida em dois momentos, sendo um pela manhã e outro à tarde.
Pela manhã, aconteceu por volta das 09h00, no Studio Toy, com as crianças de 04 a 06 anos de idade que estão nas series iniciais. E a segunda etapa ocorreu no turno vespertino, por volta das 14h00, no Espaço D, com os alunos do 5º e 7º ano do Ensino Fundamental. Segundo o Tenente Coronel Paulo Silveira, infelizmente, somente a aplicação repressiva da lei não é capaz de sanar as desordens sociais oriundas do consumo e tráfico de entorpecentes. Por isso o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência se baseia em esforços cooperativos da Polícia Militar, Escola e Família.
“É através de atividades educacionais em sala de aula, que se previne o uso de drogas”, disse o coronel. O Programa oferece estratégias preventivas para os educandos, através de seu material didático, o que possibilita as instituições escolares adequarem o seu currículo, atribuído um peso qualitativo à suas avaliações.
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews