Teixeira de Freitas: Na manhã desta segunda feira (03), uma média de 200 pessoas entre professores, alunos e pais ocuparam a Direc 09 na Rua D. Pedro II. Eles estão representando as escolas do município de Mucuri, Itamaraju Prado e Alcobaça. O intuito que a pauta apresentada seja atendida. Além da melhoria na educação, transporte, o maior agravante são educadores há 5 meses sem receber o salário.
Existem outros problemas, como do assentamento Rosa do Prado, que tem uma escola que está em construção e há 4 meses a empresa responsável abandonou as obras. Outra demanda é sobre algumas escolas estarem sem aula, já que o ônibus escolar não têm condições de rodar, porque também o dono da empresa está sem receber há 3 meses.
Nossa equipe esteve com Eliana Oliveira Kai, coordenadora do setor de educação do MST, e ela foi taxativa, ao dizer que continuaram com o manifesto pacifico pelo tempo que for necessário. “Nós já estivemos outras duas vezes aqui em reunião, esperado que nossa pauta fosse atendida, e não tivemos nenhuma resposta, todas as escolas que estamos representando tem uma demanda do estado para com os educadores. Não temos previsão de desocupar a Direc, viemos preparados com colchões, cozinha completa, para sairmos daqui só quando formos atendidos e que nossos trabalhadores sejam tratados com dignidade”. Ressalta.
A coordenadora garantiu que enquanto um grupo de colegas que estão em Salvador não for atendido pela SEC, eles continuarão na Direc. “Não tem condições de vivermos assim, as pessoas da cidade não sabe o que passamos no campo, e há duas semanas nossos alunos estão sem aula, não temos condições de trabalharmos sem receber”, indaga um professor.
Conversamos com o diretor da Direc 09, Agnaldo Leal Pereira, que afirmou que os manifestantes estão no direito deles. “Sabemos que é o direito do trabalhador, e como eles enviaram um grupo para a capital, estamos tranquilos, já fomos informados que o assessor do secretário de educação e o chefe de gabinete já estão com a pauta do grupo em mãos. Estamos no aguardo do resultado, o que realmente o secretário Educação da Bahia Osvaldo Barreto irá acatar”, esclarece.
Alunos do distrito de Teixeira de Freitas, Bela Manhã também estão sem ir à escola, já que os motoristas estão sem receber.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews