Teixeira de Freitas: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) política de formação de professores que teve origem com nova etapa de democratização da sociedade brasileira, há 10 anos ¬ promove resultados significativos para a educação e para formação docente.
O PIBID é uma conquista da sociedade brasileira. Seu êxito vem sendo produzido coletivamente por sujeitos em exercício e em formação nosistema nacional de educação. Envolve crianças, jovens e adultos da escola pública, famílias, comunidades escolares e trabalhadores. Os dados do PIBID na Bahia apontam para aproximadamente 2.000 bolsistas, entre estudantes e professores e 100 escolas envolvidas. No Campus X/UNEB em Teixeira de Freitas, o PIBID contempla 10 Instituições de Ensino da Educação Básica, aproximadamente 200 estudantes de licenciatura e 40 professores da Educação Básica e do Ensino Superior.
As incertezas existem, mas não são maiores que a convicção de que o PIBID deu um novo rumo à formação inicial e continuada dos professores da Educação Básica. “E, por isso mesmo, defendemos, em especial, o direito do professor a uma formação democrática, que dê sentido ao seu trabalho. Que a sua formação, junto a outras condições, implique na qualidade do ensino da maioria da população, que tem na educação pública uma oportunidade de desenvolvimento pleno. Por tudo isso, reivindicamos junto ao Governo e aos parlamentares a manutenção e ampliação do PIBID como política pública e sua inclusão no orçamento do MEC para 2016”, reivindicam os professores.
Nesse momento de comemoração do “Dia do Professor”, estudantes e professores dos cursos de licenciatura da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus X, juntamente com professores da educação básica se unem para marcar o reconhecimento a esse profissional e defender a continuidade do PIBID, bem como a sua ampliação e qualificação. As ações realizadas no dia de hoje (15/10) incluíram, manifestação nos portões do Campus X, caminhada dos bolsistas PIBID partindo do Campus X até a Escola Municipal Solidariedade; Diálogo com a comunidade da escola e também com diversos setores da sociedade, através da mídia impressa e falada.
Por: Mirian Ferreira/ASCOM