Bahia: O clima já é de São João em todo o Nordeste do Brasil. E a comemoração não vai passar em branco nas escolas da rede estadual de educação da Bahia. A partir desta semana até o próximo dia 21 (último dia letivo do semestre), as unidades de ensino se organizam para reforçar as tradições nordestinas típicas da festa. Cada escola tem a sua programação específica, que não deixa de fora o tradicional forró e as danças típicas juninas que preenchem as ruas do interior do Estado.
No Colégio Estadual Juvenília Peixoto Sampaio, em Laje, a comemoração começa nesta quinta-feira (16/6), às 18 horas, com uma aula diferenciada que conta com sorteios, danças e comidas típicas. A festa junina já acontece na unidade escolar há mais de dez anos e integra toda a comunidade da cidade. Já em Camaçari, no Colégio Estadual de Vila de Abrantes, a festa acontece na sexta-feira (17/6), ao longo do dia, com concurso de quadrilhas, barracas e comidas.
Em Salvador, na Escola Nelson Barros, os estudantes participam do projeto Reconhecendo o Nordeste, nesta quinta e sexta-feira (16 e 17/6). Os alunos elaboraram cartazes e maquetes que ressaltam as particularidades dos municípios nordestinos, além de participar da apresentação de dança e vídeos. A comemoração na capital baiana ainda acontecem no Colégio Estadual David Mendes Pereira, Colégio Estadual Pau da Lima, Colégio Estadual Deputado Henrique Brito, entre outras unidades de todo o Estado.
Por: Silvia Costa