Teixeira de Freitas: Nossa equipe de reportagem recebeu uma denúncia anônima de um morador do Bairro Ouro Verde, que relatou sua preocupação com as instalações da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Na denúncia, o morador relatou que na referida secretaria existia alguns possíveis criadouros que poderiam ser ou estão sendo usados como moradia pelo Aedes Aegypti, popularmente conhecido como Mosquito da Dengue. Então, na tarde desta quarta-feira, 16 de dezembro, nossa equipe de reportagem esteve na sede da secretaria, onde confirmamos o fato e registramos o absurdo.
A sede da Secretaria de Educação e Cultura fica localizada na Rua Dr. Rafael de Castro, e funciona na antiga casa do cantor Robério, uma estrutura física que pode ser chamada de mansão, pois, possui diversos cômodos, uma área enorme, tanto na lateral, quanto nos fundos, onde tem 03 piscinas. Piscinas estas, que estão com pouca quantidade de água, e ainda, água suja, bem propicio à hospedagem do mosquito da dengue. Nossa equipe esteve na Secretaria e encontrou o portão de acesso aberto, entramos e fomos até a recepção, onde esperamos por cerca de 40 minutos, mas, ninguém nos atendeu.
Então, fomos até a área lateral e a parte dos fundos do imóvel, onde nos deparamos com um verdadeiro "resort" para o mosquito da dengue e outras espécies que utilizam água parada para se reproduzir. Além da dengue, o Aedes Aegypti é transmissor do Zika Vírus. (O Zika é um vírus da família Flaviviridae, do gênero Flavivirus, que é transmitido pela picada do mosquito Aedes Aegypti). Em humanos a doença é conhecida como Zika ou Febre Zika, e nos últimos tempos vem sendo associada a problemas neurológicos, que estão aumentando os casos de microcefalia em recém-nascidos.
Nossa equipe tentou contato com o Secretário de Educação e Cultura, Ariosvaldo Alves Gomes, mas, o mesmo não foi encontrado na secretaria e não respondeu às mensagens da nossa equipe. O fato é que muitas campanhas nacionais, estaduais e até municipais são feitas falando sobre a importância do combate ao mosquito da dengue, e a eliminação dos focos, mas, parece que na referida secretaria não há essa preocupação. Pois, ali existem os funcionários públicos que prestam serviços a secretaria, além dos vizinhos, que podem ser vítimas do mosquito que esteja “hospedado” nas piscinas da secretaria.
Nossa equipe continuará tentando contado com o secretário, e questionará o motivo das piscinas não estarem limpas, e dos focos de dengue, eliminados.
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews