Eunápolis: A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, encerrou nesta quinta-feira, 8 de dezembro, o programa Agenda 21 – com o projeto de recicláveis que envolveu a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal da Saúde, através do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde Familiar e também a empresa Triagem Recicla, que por meio do bioquímico Gustavo Pires formaram uma parceria para uma melhor utilização do lixo doméstico.
Trata-se, portanto de um projeto que visou construir um novo modelo de educação para os alunos da rede municipal através da preservação do meio ambiente, além de criar um incentivo para os participantes que reuniu diretores, professores e alunos.
Gustavo Pires – responsável pela empresa Triagem Recicla, localizada no bairro Sapucaeira, salienta que o projeto consiste em mobilizar as escolas e criar uma premiação para incentivar as crianças a participarem e todo material recolhido passa por uma seletividade, já que em primeiro momento “estamos trabalhando com plástico e no próximo ano iremos buscar as embalagens de longa vida que também precisam ser trabalhadas”. Pires enfatizou ainda que depois de triturado, o material é vendido em São Paulo e que no final do processo todos acabam ganhando.
O bioquímico parabenizou as Secretarias de Educação e Saúde que tem priorizado uma melhor educação para crianças e jovens e espera poder contar com um maior número de escolas para o ano de 2012. “Quero ressaltar aqui o apoio irrestrito da Prefeitura Municipal de Eunápolis que tem dado todo o suporte para a eficiência dos nossos trabalhos”, disse.
Já a professora Geisa Varjão, coordenadora do projeto e responsável pela apresentação da Agenda 21, “esta foi uma parceria que envolveu a todos, escolas e as Secretarias da Saúde e Educação, além da participação decisiva do bioquímico Gustavo Pires que com a larga experiência esteve orientando e capacitando as crianças e jovens na condução do processo seletivo dos materiais recicláveis”.
Por: Evandro Lima/Liberdadenews