Interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 que não foram contemplados com a isenção devem ficar atentos. O prazo para pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 85, termina hoje (23). Bancos, casas lotéricas e agências dos Correios estão disponíveis para receber o pagamento.
Segundo o último balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), apenas 35,94% dos inscritos pagantes de fato pagaram a GRU até a manhã deste último dia. Quem teve direito à isenção do pagamento da taxa e concluiu a inscrição no prazo já tem sua participação garantida no exame.
Everton Santana, de 27 anos, já garantiu a participação no Enem 2019. A primeira vez que realizou as provas foi em 2010, um ano após terminar o Ensino Médio. “Esse ano será minha segunda participação. Meu objetivo é fazer o Enem para tentar uma segunda graduação”, afirma.
Santana é graduado em Letras e tem dupla habilitação: em Inglês e Português. “Linguagem e Ciências Humanas são minhas paixões. Como estou no ambiente escolar, me encontro em constante revisão [dos conteúdos do Enem], em especial na área de Linguagem, que é minha especialidade”, avalia.
Quem já finalizou o Ensino Médio, ou terminará em 2019, pode usar a nota do Enem para se candidatar às vagas de programas de acesso à educação superior (SiSU), programas de bolsa de estudos (Prouni) e/ou de financiamento estudantil (Fies). Quem ainda finalizará a educação básica nos próximos anos pode se inscrever como “treineiro” com o objetivo exclusivo de autoavaliação. As provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro.
Agência Educa Mais Brasil