Canadense, russo e norte-americana pousaram no Cazaquistão em segurança após a experiência a bordo da Estação Espacial Internacional. Metade dos seis membros que estavam na Estação Espacial Internacional retornou à Terra na madrugada desta terça-feira (25). O cosmonauta russo e comandante da estação Oleg Kononenko, o astronauta canadense David Saint-Jacques e a astronauta norte-americana Anne McClain encerraram suas atividades no espaço e retornaram em segurança à Terra.
Os três fizeram a viagem de volta abordo de uma nave Soyuz MS-11 e pousaram em segurança em uma área desértica do Cazaquistão. A reentrada na atmosfera da cápsula foi transmitida ao vivo pela Nasa e pela Agência Espacial Canadense.
David Saint-Jacques ficou mais de 200 dias na estação espacial e é o astronauta canadense que permaneceu por mais tempo na órbita do planeta. A norte-americana Anne McClain chegou à ISS somente em dezembro do ano passado. Ela iria de participar da primeira caminhada espacial feita apenas por mulheres. Por não haver trajes espaciais do tamanho adequado para as duas astronautas, o feito precisou ser adiado.
Oleg Kononenko era o comandante da 59º expedição da ISS e era um veterano no espaço. O russo estava em sua quarta missão na Estação Espacial, sendo que a primeira vez foi há mais de 10 anos, em 2008. O pouso aconteceu por volta das 2h40 (23h47 horário de Brasília) da manhã desta terça-feira no Cazaquistão. Três membros da tripulação permanecem na plataforma orbital: o russo Aleksey Ovchinin e os americanos Christina Koch e Nick Hague.
Os próximos moradores da estação espacial são Andrew Morgan, da NASA, Luca Parmitano, da ESA (Agência Espacial Européia) e Alexander Skvortsov, da Roscosmos. Segundo o planejamento da Nasa, a três astronautas devem ser lançados ao espaço em 20 de julho.
Fonte: R7