Teixeira de Freitas: A Associação Pestalozzi de Teixeira de Freitas inaugurará nos próximos meses, a Rádio WEB PESTALOZZI, uma iniciativa pioneira no País, que servirá de exemplo para outras entidades e tem por objetivo, investir na formação de repórteres (alunos do projeto educação profissional e laboral) para que consigam comunicar em linguagem mais acessível assuntos ligados à cultura, saúde, educação e política.
O Projeto de iniciativa da presidente da entidade Maria Luiza Zanon Dall'Orto, pretende capacitar os alunos no uso do rádio como ferramenta de inclusão social. "O projeto da Rádio WEB PESTALOZZI vai formar produtores de mídia radiofônica, permitindo que sejam desenvolvidas estratégias de comunicação que podem ajudar no processo educativo dos alunos e na integração entre a Pestalozzi e a comunidade”, ressaltou a presidente.
A Pestalozzi trabalha o projeto de formas variadas em oficinas que vem ocorrendo desde o mês de maio deste ano, desde a produção, sonoplastia, pauta, reportagens e apresentação de programas, que culminará na grade oficial da emissora. Para a diretora pedagógica da Pestalozzi Katia Hellen Bravin, as atividades da Rádio Pestalozzi vão acrescentar pontos positivos ao trabalho pedagógico da escola.
"Além de ajudar os alunos a ampliar o conhecimento a Rádio Pestalozzi vai desenvolver também a criatividade e a segurança para que eles se coloquem em diferentes situações", acrescentou Kátia Hellen. A execução do projeto de produção e instalação da Rádio Pestalozzi está sob a responsabilidade das professoras Elisângela Petri, Katiane Novaes, Marielza Caires e Wandenberg Lopes, que contam com a orientação do Radialista e Jornalista Ezequias Alves.
Os professores fazem a ponte com os alunos e a escola como um todo. No entendimento da Professora Marielza Caires, montar uma rádio, mesmo que WEB, exige muito trabalho e dedicação ainda mais levando em conta as limitações dos alunos da Pestalozzi. A professora Elisângela Petri acrescenta: “Acreditamos que o maior desafio da educação é criar mecanismos de aprendizagem que possam não só propiciar o conhecimento, mas formar cidadãos autônomos, que tenham iniciativa e possam contribuir para a cidadania. E as ferramentas que a Rádio Pestalozzi oferece é um passo nesta direção”.
Já o professor Wandenberg Lopes acrescenta que muitas vezes, um pequeno gesto ou uma pequena frase de apoio pode ter o poder de mudar destinos. "E é nessa filosofia de incentivo, que a rádio Pestalozzi tem trabalhado, valorizando o ideal desses alunos mesmo com suas limitações e acreditando em seus sonhos”. A Professora Katiane Novaes, esclarece que os alunos serão os destaques da programação da rádio Pestalozzi.
“A ideia é que os alunos se tornem protagonistas. Então, eles serão os responsáveis pela programação. Acreditamos que a Rádio trará grandes frutos e será um espaço de troca de experiências entre os alunos, professores e a comunidade”, explicou a professora. A Rádio está em fase de implantação e todos que desejarem contribuir, podem procurar a sede da entidade que fica localizada R. Itália, 447 - Monte Castelo, Teixeira de Freitas - Telefone: (73) 3013-4458.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews