Teixeira de Freitas: No dia 27 de setembro de 2019 o Ceo Educacional promoveu o 1º Café literário, com o tema doenças psicológicas e seus desafios na sociedade atual. A ideia de realizar o projeto surgiu devido a preocupação em relação ao número de pessoas que têm passado por tais transtornos psicológicos. O projeto passou por alguns meses de preparação porém escolhemos o mês de setembro para a culminâcia devido ser o mês de prevenção ao suicídio, denominado setembro amarelo.

O objetivo foi  informar os alunos, de forma interdisciplinar, sobre os transtornos mentais, como depressão, transtorno de ansiedade, borderline, toc e outras, bem como diminuir o preconceito com os alunos que apresentam este transtorno. Além de promover o conhecimento sobre tais problemas tão atuais em nossa sociedade.

O mesmo foi elaborado pela professora de ciências, Marli e executado com a ajuda dos demais docentes, coordenação, direção e equipe de apoio. Durante todo o tempo de preparação, os alunos mostraram-se engajados e interessados pelo tema. Os mesmos tiveram um tempo para realizar suas produções artisticas e escritas para serem expostas durante o evento. Tiveram ainda um bate papo super produtivo com a psicóloga Queila Farias, onde puderam se expressar e realizar trocas de experiências em um momento de descontração, escuta diferenciada e acolhida.

o evento durou toda a manhã, com programações como: peças teatrais,balé, apresentações musicais, monólogos visitas aos estandes produzidos pelos alunos e claro, um delicioso café da manhã. O evento foi um sucesso e além de tudo concietizamos a todos da importância de cuidar da saúde mental, não só a nossa, mas também ajudar a cuidar das pessoas que amamos, com esperança de que o número de pessoas com essas doenças não aumente, pois elas têm afetado a sociedade de forma assustadora, fazendo com que as pessoas adoeçam, fiquem fragilizidas e percam a alegria de viver.

Por: Lurdiane Muniz. Coordenadora Pedagógica e Psicopedagoga Institucional


Nossos Apoiadores: