Entenda o método de correção do exame
Depois das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, a expectativa dos estudantes é pelo gabarito, que será divulgado amanhã, 13 de novembro. Quem leva o caderno de questões para casa tem a oportunidade de conferir o número de exercícios que conseguiu acertar, na tentativa de calcular a nota. Contudo, apenas com a conferência do gabarito não é possível saber, com exatidão, a nota obtida nas provas.
O método de correção do Enem tem como base o TRI, a chamada Teoria de Resposta ao Item, que leva em conta o grau de dificuldade das questões durante a correção. Essa teoria analisa a coerência das respostas marcadas, atribuindo peso diferenciado para as respostas aleatórias e para os acertos garantidos por conhecimento. Por isso, não é possível saber a nota exata quando sai o gabarito, mas, dá para se ter uma ideia de como foi o desempenho geral na prova.
Os gabaritos poderão ser conferidos pelo site do Enem; portal do Inep e aplicativo do Enem disponível nas lojas virtuais de celular. Com a nota obtida no Enem, os estudantes poderão cursar a graduação em universidades públicas e privadas. É possível também conseguir financiamento estudantil e participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade Para Todos (ProUni). Quem tem o sonho de estudar fora do Brasil pode ainda usar a nota para ingressar em cursos de 42 instituições de Portugal, pelo Enem Portugal.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil