Teixeira de Freitas: Crianças que têm contato com música aprendem a ler e a escrever com mais facilidade. Por isso a escola CEO proporciona aos seus alunos da educação infantil os benefícios da musicalização infantil de forma lúdica, desenvolvendo a percepção auditiva, coordenação motora ao tocar um instrumento ou através da dança com movimentos corporais, e muito mais...
Além disso, na escola CEO, as aulas de música têm sido um excelente incentivo à linguagem, por auxiliar na aquisição de vocabulário dos alunos. Até a interpretação de texto é beneficiada pelo contato com as canções. “A memória operacional se desenvolve, e faz com que o aluno escute uma música e preste atenção ao que está sendo cantado. Cantar e tocar instrumentos faz com que ele estimule áreas neuronais que serão trabalhadas futuramente em outras funções – como nos cálculos matemáticos ou na leitura de textos.
Também o uso de atividades de musicalização ajudam a consolidar o aprendizado e é um recurso para aprender e divertir. As músicas ativam áreas diferentes do cérebro não desenvolvidas em outras atividades como escrever ou ler.
A musicalização na escola CEO tem ainda o dom de aproximar as pessoas. A criança que vive em contato com a música, aprende a conviver melhor com as outras crianças e estabelece um meio de se comunicar muito mais harmonioso do que aquela que é privada da música, em contra partida, quando se aprende a tocar algum instrumento, também se aprende a ficar sozinho(a), sem se sentir solitário(a) ou carente de atenção.
A música ainda beneficia a oralidade, através das músicas infantis como “roda-roda”, “o sapo não lava o pé” e outras, onde as sílabas são rimadas e repetitivas, fazendo com que a criança entenda o significado das palavras através dos gestos que se fazem ao cantar. Portanto, o processo de alfabetização acontece de forma lúdica. Dar um instrumento musical na mão do seu filho(a) ajuda a estimular o desenvolvimento neurológico do mesmo. Estudar música melhora as funções executivas do cérebro responsáveis por habilidades como: Memória, controle da atenção, organização e planejamento do futuro.
"A música não é barulho, é um conjunto de sons organizados. Nosso trabalho é despertar na criança uma busca interior, em que a música vem de dentro para fora. A valorização da música dentro da escola é uma ferramenta importantíssima no desenvolvimento da criança. Afinal, é uma linguagem que se conecta com todas as disciplinas. A arte tem o poder da transformação e é isso que buscamos para nossas crianças através das aulas de música e o contado com instrumentos musicais.
Por: Daiana Ferreira Pedagoga, professora de espanhol e professora de música na escola CEO.