Grupo conhecerá o Senado, debaterá em comissões, apresentará e votará sugestões legislativas que, se aprovadas, poderão ser virar projeto de lei

Vinte sete estudantes de todos os Estados e do Distrito Federal passarão por uma experiência diferente a partir desta segunda-feira (25): assumirão o "mandato" de senadores por uma semana.

Nesse período, vão conhecer o Senado, debater em comissões e apresentar e votar sugestões legislativas.

As propostas poderão ser transformadas em projetos de leis, se acolhidas pela CDH (Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa).

O projeto foi criado em 2011 e garante aos estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais e do DF, com idade até 19 anos, a chance de conhecer de perto como funciona o processo legislativo brasileiro.

Para concorrer, os estudantes fazem redações sobre um assunto determinado a cada ano.

"Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil" foi o tema da edição deste ano, que recebeu 122.695 redações e mobilizou cerca de 264 mil alunos.

Estudante de Alagoas conquistou primeiro lugar

O estudante de Alagoas Pedro Henrique de Araújo Silva ficou em primeiro lugar com a redação "Interpreta-me ou te devoro".

Ele estuda na Escola Estadual Professora Edite Machado, em Capela, a 62 quilômetros de Maceió.

A segunda melhor redação, "Orçamento participativo: caminho para a cidadania", é de Alan Alves Henrique Ferreira, da Escola de Ensino Médio Carminha Vasconcelos, localizada em Morrinhos, no Ceará, a 208 quilômetros da capital, Fortaleza.

A estudante Sanna Abigail de Jesus Mello, autora da redação "O cuidado com a coisa pública e seu poder transformador", foi a terceira colocada.

Ela é do Espírito Santo e estuda na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Zumbi dos Palmares, em Serra, município 26 quilômetros distante de Vitória.

Os professores orientadores das 27 redações vencedoras também viajam a Brasília, onde acompanham os alunos e recebem treinamento sobre a atividade legislativa e o papel do Congresso Nacional.

O concurso de 2019 contou com o apoio de mais de 8 mil professores.

Projeto permite que jovem tenha vivência parlamentar

Para o senador Irajá (PSD-TO), presidente do conselho do projeto, a proposta dá aos alunos uma ideia da rotina do Parlamento e  pode ser a chance de alguns perceberem se há o desejo de seguir na vida pública.

Irajá destaca que o ambiente de competição é muito saudável, principalmente em se tratando de um conteúdo educacional, com a disputa das redações.

"Paralelo a isso, há oportunidade de os jovens passarem uma semana no Congresso. Há, ainda, chance de conhecer bons talentos e também contribuir para a decisão daqueles que possuem vontade de seguir na política", diz.

Tema da redação foi Orçamento

As 27 redações vencedoras foram escolhidas por uma comissão formada por servidores do Senado e membros de instituições parceiras.

Entre os critérios avaliados estiveram a estruturação do texto, argumentação, gramática e pertinência com o título proposto.

Para fazer as redações, os estudantes contaram este ano, como material de apoio, com a série de animações do Orçamento Fácil, produzida pela Secretaria Agência e Jornal do Senado em parceria com a Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado.

Os vídeos explicam de maneira divertida como é elaborado o orçamento público no Brasil e como ele é importante para o dia dia dos brasileiros.

O concurso de redação do Senado foi criado em 2008, mas só a partir de 2009 os finalistas de cada estado passaram a ser premiados com uma viagem a Brasília para conhecer o Congresso.

E só em 2011 entrou em cena o Projeto Jovem Senador, em que os estudantes vivenciam durante uma semana a experiência de exercer um mandato parlamentar.

Na programação do Jovem Senador 2019 também estão incluídas:

Palestra sobre Orçamento, ministrada pela Consultoria do Senado;

Visitação institucional ao Congresso Nacional;

Entrevistas aos veículos de comunicação da Casa;

Atividades lúdicas como visitas a pontos turísticos de Brasília, a exemplo da Catedral Metropolitana e do Palácio do Itamaraty.

Fonte: R7

BA: mulheres representam 30% dos condutores e são mais responsáveis

A Bahia conta com quase 3 milhões de habilitados, e apesar de uma população feminina maior – cerca de 53%, apenas 30% são delas são

Potencializando a educação: Convertendo PDF para Word com

Em um cenário educacional cada vez mais digitalizado, a capacidade de poder converter documentos de PDF para Word se tornou uma habilidade essencial

SiSU: UFSB oferece 2.132 vagas em Porto Seguro, Itabuna e Teixeira de

Teixeira de Freitas: Nessa edição do SiSU, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) está ofertando 2.132 vagas em 50 cursos paras as

UFSB lança Processo Seletivo 2024 com métodos inovadores de

As inscrições para o Processo Seletivo de Cursos de Graduação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) começaram quinta-feira (4),

PM divulga edital de seleção para colégios e creches na Bahia

A Polícia Militar da Bahia lançou o edital das inscrições do processo seletivo para admissão de alunos ao Centro Municipal de Educação

CPR-ES dá início ao Projeto Kung Fu na Escola no distrito de Santo

Teixeira de Freitas: O Comandante do Policiamento da Região Extremo Sul (CPR-ES) coronel Paraiso, deu início, na manhã desta sexta-feira (11),

Pestalozzi Teixeira de Freitas Celebra 36 Anos com Sucesso do The

Teixeira de Freitas: O evento reuniu diretores, professores, alunos e jurados na celebração do 36º aniversário da Associação Pestalozzi de

Colégio Henrique Brito promove Sarau de Projetos Artísticos e

Teixeira de Freitas: O Colégio Estadual Henrique Brito Tempo Integral (CEHBI), localizado em Teixeira de Freitas, realiza na próxima sexta-feira,

Uneb lança edital para inscrição no vestibular com mais de 7 mil

Começam no próximo dia 18 e vão até 10 de outubro as inscrições para o vestibular da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) 2024. O edital de

Policiais da CIPRv/Itabuna (PRE) realizam palestra em Escola

Teixeira de Freitas: Em uma iniciativa de conscientização e educação, policiais da CIPRv/Itabuna realizaram uma palestra na Escola Municipal

Nossos Apoiadores: