Documento é gratuito e pode ser adquirido por aplicativos
A carteira virtual de meia-entrada estudantil e gratuita do Ministério da Educação (MEC) já está disponível. Ela é digital e pode ser emitida pelos estudantes por meio das lojas Google Play e Apple Store. O documento possibilita, aos estudantes, benefícios como meia-entrada em eventos culturais e esportivos.
Durante a cerimônia do lançamento da ID Estudantil, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Ribeiro Lopes, explicou que “os alunos que não conseguirem se cadastrar devem procurar suas instituições de ensino e pedir que elas se cadastrem junto ao MEC”. Antes de realizar o cadastro, os dados dos estudantes precisam ser disponibilizados pelas instituições de ensino no Sistema Educacional Brasileiro (SEB). As informações disponibilizadas pelas instituições de ensino formarão um banco de dados nacional que contribuirá para algumas das políticas públicas.
Para os estudantes menores de idade, será necessário que o responsável legal autorize a emissão da carteira, instalando o aplicativo do ID Estudantil no celular, para assim, realizar o cadastro com os dados do estudante.
Documentos similares já são disponibilizados por instituições acadêmicas e grêmios estudantis, porém, são cobradas taxas de emissão, já a ofertada pelo MEC é gratuita e totalmente digital. “Já arcamos com muitas outras despesas durante a faculdade, inclusive com a nossa mensalidade. Na minha opinião, esse deveria ser um direito de todo estudante. Tenho certeza que a ID Estudantil vai favorecer muitos estudantes que não têm condição de pagar pela carteirinha”, comemora a estudante de pós-graduação em Mídias Sociais, Bárbara Silva.
Confira a lista de instituições autorizadas a emitir a carteira de identificação estudantil:
- Ministério da Educação;
- Associação Nacional de Pós-Graduandos;
- União Nacional dos Estudantes (UNE);
- União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes);
- Entidades estudantis estaduais, municipais e distritais;
- Diretórios centrais dos estudantes;
- Centros e diretórios acadêmicos;
- Outras entidades de ensino e associações representativas dos estudantes.
* Com informações da Agência Brasil
Fonte: Agência Educa Mais Brasil