Abraham Weintraub reforçou que o exame foi feito em 2018. Brasil ficou em último lugar na classificação em matemática
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, comentou nesta manhã os resultados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) organizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e reforçou que o exame foi aplicado em 2018.
O Pisa é uma avaliação do desempenho de estudantes de 15 anos em 80 países, incluindo o Brasil, em leitura, matemática e ciências.
"O Pisa foi feito no primeiro semestre de 2018, portanto, não tem nada a ver com o governo Bolsonaro, nem com o Temer", afirmou. "A culpa dos resultados é do PT."
Na avaliação, como destacou o ministro, que o Brasil ficou em último lugar em matemática e ciência entre os países na América do Sul. Em leitura, entre os últimos.
"Estamos estagnados mesmo com os investimentos que foram feitos", avaliou. "A técnica e o formato é ruim, por isso esses resultados tão ruins."
O exame é realizado a cada três anos e nesta edição a ênfase foi a proficiência em leitura – apenas 2% dos estudantes brasileiros estão acima do nível adequado e 43% estão abaixo do mínimo esperado.
Entre as ações propostas pelo MEC, o ministro informa que está investindo na criação de escolas cívico-militares, em período integral e escolas técnicas. "Em abril deste ano soltamos a política nacional de alfabetização, estamos em reuniões para mudar esse cenário e começamos aplicar isso no Brasil inteiro via internet, estamos conectando as escolas públicas do país", afirmou o Weintraub.
Ministro também prometeu a ampliação de vagas em creches e pré-escolas para o próximo ano.
Fonte: Agência Brasil