Pesquisa foi feita com base nas informações públicas dos usuários
Uma rede social que serve estritamente como uma vitrine para os feitos profissionais dos usuários. Em resumo, é assim que se caracteriza o LinkedIn, que também aponta as tendências no mercado profissional brasileiro para 2020. A lista foi montada com base nos cargos e nas experiências inseridas nos perfis cadastrados nessa na rede social. Entre as 15 apostas, a maioria está associada à área da tecnologia.
"Esperamos que essa lista seja um norte para as pessoas que estejam nessa transição ou, ainda, no início da carreira", declara Milton Beck, diretor-geral do LinkedIn para a América Latina. O levantamento foi feito com base nas informações de usuários da rede social, entre 2015 e 2019. Segundo a empresa realizadora da pesquisa, os grupos de profissões foram identificados a partir dos dados públicos dos usuários.
Para a jornalista Antônia Correia, 33, a especialização em Mídias Sociais foi importante para ela se atualizar no mercado da comunicação. “Vi que estava tendo muitas oportunidades na área de mídias sociais e senti a necessidade de me atualizar, por isso investi em uma pós-graduação e a partir disso comecei a trabalhar com a gestão de mídias de um sindicato”, comenta.
Confira, a seguir, a lista completa:
- Gestor de mídias sociais
Para este segmento, o LinkedIn prioriza cinco conhecimentos primordiais: marketing digital; redes sociais; Adobe Photoshop; Adobe Illustrator e o próprio marketing tradicional.
Conforme a pesquisa, os três segmentos que mais buscam essa profissão são: publicidade e marketing; mídia online e internet.
- Engenheiro de cibersegurança
Para seguir nessa profissão é preciso ter como conhecimentos essenciais: Docker Products; Ansible; DevOps; Amazon Web Services; AWS e Kubernetes.
Já os três segmentos que mais buscam essa carreira são: tecnologia da Informação e serviços; software de computadores e serviços financeiros.
- Representante de vendas
Considerada uma novidade nas projeções, a área de vendas entrou para a lista das profissões que devem contratar mais neste ano. Para tanto, o LinkedIn cita cinco conhecimentos primordiais: outbound marketing; inbound marketing; pré-venda; vendas internas e prospecção.
Os três segmentos que mais buscam a profissão são: softwares de computadores; tecnologia da Informação e serviços e internet.
- Especialista em sucesso do cliente
Para essa área, a pesquisa cita cinco conhecimentos primordiais: inbound marketing; auxiliar no sucesso do cliente; relações com o cliente; marketing digital e experiência do cliente.
Os três segmentos que mais buscam a profissão são: tecnologia da informação e serviços; software de computadores e internet.
- Cientista de dados
Em quinto lugar, a pesquisa traz a carreira de cientista de dados e cita quatro conhecimentos primordiais: machine learning; ciência de dados; linguagem Python e linguagem R. Os três segmentos que mais buscam a profissão são: tecnologia da informação e serviços; bancos e e softwares de computadores.
- Engenheiro de dados
Para essa área, a lista cita cinco conhecimentos primordiais: Apache Spark; Apache Hadoop; grandes bancos de dados; Apache Hive e a linguagem de programação Python. Os três segmentos que mais buscam a área são: tecnologia da informação e serviços; bancos e serviços financeiros.
Para essa profissão, o LinkedIn traz cinco conhecimentos primordiais, sendo: machine learning; deep learning; linguagem de programação Python; ciência de dados e Inteligência Artificial (IA).
Os três segmentos que mais buscam a profissão são: tecnologia da informação e serviços; softwares de computadores e instituições de ensino superior.
- Desenvolvedor em JavaScript
Para conseguir vaga nessa área, a pesquisa cita cinco conhecimentos primordiais: React.js; Node.js; AngularJS; Git e MongoDB. Os três segmentos que mais buscam essa profissão são: tecnologia da informação e serviços; softwares de computadores e internet.
- Investidor Day Trader
Para ter chance nessa área, é necessário ter conhecimento sobre: bolsa de valores; Technical Analysis; investimentos; mercado de capitais e investimento de curto prazo Trading. Os três segmentos que mais buscam a profissão são: serviços financeiros; mercado de capitais e gestoras de fundos de investimentos.
- Motorista
Diante da crescente oferta de serviços de transporte particular por aplicativo, a profissão de motorista entrou para a lista das profissões promissoras para este ano. Conforme a pesquisa do LinkedIn, cinco conhecimentos são necessários para a área, são eles: serviço ao cliente; Microsoft Word; liderança; Microsoft Excel e vendas. Os três segmentos que mais buscam a profissão são: Internet; transportes terrestres e ferroviários e serviços e facilidades ao cliente.
- Consultor de investimentos
Para esta carreira, cinco conhecimentos são primordiais: investimentos; mercado de capitais; mercado financeiro; renda fixa e análise financeira. Os três segmentos que mais buscam a profissão são: serviços financeiros; mercado de capitais e bancos.
- Assistente de mídias sociais
Profissão cada vez mais popular e com amplas oportunidades, o assistente de mídias sociais deve ter como base cinco conhecimentos primordiais: redes sociais; marketing digital; Adobe Photoshop; Instagram e noções de publicidade.
- Desenvolvedor de plataforma Salesforce
Para essa área, são demandados cinco conhecimentos essenciais, sendo: desenvolvimento de Salesforce.com; linguagem de programação Apex; recursos do Salesforce.com; administração de Salesforce.com e Visualforce. Os três segmentos que mais buscam a profissão são: softwares de computadores; tecnologia da informação e serviços e consultoria em gestão.
- Recrutador especialista em Tecnologia da Informação
Quem quiser entrar no mercado dessa profissão deve ter os seguintes conhecimentos: recrutamento em TI; entrevista; pesquisa de executivos e técnicas de recrutamento. Os três segmentos que mais buscam a profissão são: tecnologia da informação e serviços; recrutamento e seleção e Recursos Humanos.
- Coach de metodologia Agile
Essa área em crescimento é oportunidade para profissionais que têm cinco conhecimentos primordiais: Kanban; metodologia Agile; Scrum; gestão de projetos em Agile e agilidade para os negócios.
Os três segmentos que mais buscam por profissionais da área são: tecnologia da informação e serviços; softwares de computadores e internet.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil