Teixeira de Freitas: Em um mundo cada vez mais preocupado com a sustentabilidade e a preservação da natureza, evitar a poluição, economizar recursos naturais e criar alternativas para manter a qualidade de vida são atitudes fundamentais para o futuro das próximas gerações. Pensando nisso, a Escola CEO, localizada no Bairro Colina Verde sai na frente e implanta um sistema de energia solar.
O impacto da energia solar na vida humana e no ambiente é relativamente menor e é uma forma de energia que não se esgota, é por isso que ela é classificada como uma energia limpa, renovável e sustentável. Ela não libera gases, não produz ruídos, não polui o ar, nem a terra e nem mesmo a água. Devido às suas vantagens, a energia solar tem potencial para ser a energia mais utilizada pela humanidade.
O sistema implantado na escola CEO foi o fotovoltaico.
O sistema fotovoltaico: Os painéis solares coletam a luz do sol e geram energia elétrica que é levada até o inversor solar, onde ocorre a conversão do tipo de corrente (de contínua para alternada) e então a energia é distribuída. Utilizando células fotovoltaicas feitas de material semicondutor, os painéis solares captam a luz do sol e realizam o processo de geração de energia solar. Dessa forma, ao refletir sobre as placas solares, a luz do sol transforma-se em efeito fotovoltaico a partir do movimento dos elétrons do material (geralmente formado por silício).
Assim, é possível gerar eletricidade a partir de uma fonte de energia limpa e renovável, contribuindo para a sustentabilidade do planeta. Além disso, é possível uma economia de até 95% no valor da conta de luz, o sistema tem uma vida útil de 25 anos.
Conscientização ambiental! CEO, Aqui é O lugar!
Por: Liberdadenews/Ascom