O presidente do sindicato dos professores de Lajedão, representante da APLB sindicato, o professor Antônio Cesar denuncia o descaso com a educação por parte da Prefeitura Municipal. Ele informou a nossa equipe de reportagem que desde o ano de 2009 vem tentando conversar com o gestor municipal para tentar rever a situação dos professores, formar um plano de carreira decente para os profissionais da educação. E para nossa maior surpresa, no ano passado foi aprovado pela câmara municipal de Lajedão um plano de carreira no qual não sabíamos, um plano de carreira “anti-democrático”, porque não fomos consultado sobre ele. O plano foi aprovado à surdina, sem condições de recorrer e de longe atende as nossas reivindicações.
Se não bastasse isso, sempre tem sobrado dinheiro do repasse do FUNDEB, que é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – criado pela Emenda Constitucional nº 53/2006 e regulamentado pela Lei nº 11.494/2007 e pelo Decreto nº 6.253/2007. A sobra desse dinheiro deveria ser rateado aos professores e, mesmo com muitas reuniões, muitos pedidos nunca recebemos um centavo deste rateio. Inclusive o prefeito disse que ele não iria fazer poupança para professor. Só este ano, já tem uma sobra de quase R$ 170.000,00 (cento e setenta mil reais). Os professores de Lajedão perguntam: Onde está esse dinheiro?
Nossa equipe de reportagem procurou a prefeitura e a secretária de educação Larubia Passos, que também é professora do município, juntamente com seu esposo e, ninguém quis se manifestar. Não quiseram falar com nossa equipe. E até o momento não fomos procurados para esclarecimentos sobre onde foi parar o dinheiro do FUNDEB. E os professores, a população quer uma resposta.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews