Resultados não foram tão bons em língua portuguesa

Os estudantes brasileiros melhoraram o desempenho em matemática em todas as etapas de ensino, de acordo com os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica 2019, a maior avaliação educacional do país, divulgados hoje (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os resultados, no entanto, não foram tão bons em língua portuguesa. Após avanços desde 2003, o 5º ano do ensino fundamental ficou estagnado entre 2017 e 2019.

Em matemática, o maior avanço foi no ensino médio. As notas médias dos estudantes passaram de 270, em 2017, para 277 no ano passado. O avanço foi suficiente para tirar o ensino médio do Brasil do nível 2 de proficiência e colocá-lo no nível 3, em uma escala que vai até 10. No nível 3, é esperado, por exemplo, que estudantes consigam resolver problemas utilizando operações fundamentais com números naturais, ou seja, subtrair, somar, dividir e multiplicar para resolver problemas.

Continua depois da publicidade

Nas edições anteriores da avaliação, em 2013 e 2015, o desempenho desses estudantes caiu. Em 2017, começou a subir e, em 2019, teve a maior alta dos últimos anos, igualando-se ao avanço entre 1995 e 1997.

No 5º ano do ensino fundamental, o avanço foi menor. Em média, os estudantes passaram de um desempenho de 224 para 228. O aumento, entretanto, também foi suficiente para que o país avançasse do nível 4 para o nível 5 de proficiência, em uma escala que vai até 10. Isso quer dizer que os estudantes são capazes, por exemplo, de converter mais de uma hora inteira em minutos ou converter uma quantia dada em moedas de 5, 25 e 50 centavos e 1 real em cédulas de real, que são habilidades esperadas no nível 5.

No 9º ano do ensino fundamental, o desempenho médio dos estudantes passou de 258 para 263. A etapa segue no nível 3 de 9 níveis de proficiência.

Apesar dos avanços, o país ainda tem uma baixa porcentagem de estudantes nos níveis mais altos de proficiência em matemática. Ao terminar o ensino médio e deixar a escola, menos de 5% dos estudantes do país atingem proficiências 7 ou maior em matemática.

Entre os estados, a diferença da proficiência média do Amazonas, que é a mais baixa, e a do Espírito Santo, que é a mais alta, é de 51,8 pontos. Isso significa pelo menos uma diferença de quase três anos de aprendizagem entre os estudantes desses dois estados, uma vez que um ano de aprendizagem equivale, segundo pesquisadores, de 12 a 18 pontos no Saeb.

Língua portuguesa estagnada

O Saeb mede também o desempenho dos estudantes em língua portuguesa. Os resultados mostraram que após uma sucessão de altas, desde 2003, em média, os estudantes do 5º ano do ensino fundamental ficaram estagnados, obtiveram a mesma nota 215, em 2017 e 2019. Isso os coloca no nível 4 de 9 de proficiência. No 9º ano do ensino fundamental, o desempenho médio passou de 258 para 260, mantendo os estudantes no nível 4 de 8 níveis.

O ensino médio teve, também em língua portuguesa, o maior avanço, passando de 268 para 278. O aumento no desempenho faz com que, em média, o Brasil passe do nível 2 para o nível 3 de proficiência, de um total de 8 níveis. Ainda assim, isso significa que, no geral, os brasileiros deixam a escola sem saber, por exemplo, identificar ironia em poemas e artigos ou reconhecer a finalidade de reportagens, resenhas e artigos, ambas habilidades esperada no nível 7.

O Saeb é aplicado a cada dois anos, em escolas públicas e privadas. Participaram da edição de 2019 mais de 5,6 milhões de estudantes de mais de 72 mil escolas em todas as unidades da federação.

Os resultados de aprendizagem dos estudantes, apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas por meio do censo escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador de qualidade da educação brasileira.

Os resultados do Ideb também foram divulgados nesta terça-feira.

Fonte: Agência Brasil

Interno do sistema prisional é aprovado em Medicina: "A educação

Teixeira de Freitas: Nesta segunda-feira, 7 de abril, p Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF) registrou um marco histórico com a

Educação que Salva Vidas: Colégio Henrique Brito mobiliza alunos e

Teixeira de Freitas: Indo muito além do currículo tradicional, o Colégio Estadual de Tempo Integral Henrique Brito demonstra, mais uma vez, seu

Principais dúvidas sobre jardinagem no Brasil: você sabe quais

Descubra as respostas para as dúvidas mais comuns sobre jardinagem e aprimore seus cuidados com as plantas. A jardinagem é uma atividade

Falta de vagas deixa mais de 40 crianças sem escola em Colina Verde;

Teixeira de Freitas: A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) do bairro Colina Verde, única da região, não consegue atender à demanda

Pequena notável! Lajedão, com aproximadamente 4 mil habitantes, é

Lajedão: Um feito notável para um município que, apesar de pequeno em tamanho, é gigante em resultados. Lajedão, com uma população

As 5 Melhores Opções de Carreiras para os Jovens de Hoje em Dia

Escolher uma carreira é uma das decisões mais importantes que um jovem pode tomar, especialmente em um mundo em constante evolução. Com as

Colégios da Polícia Militar abrem inscrições para processo

A Polícia Militar divulgou a abertura de vagas e o início do processo seletivo para novos alunos nos Colégios da Polícia Militar (CPM) e

Colégio Estadual Henrique Brito celebra a formação de 153

Teixeira de Freitas: Em uma noite memorável, marcada pela emoção e celebração, o Colégio Estadual Henrique Brito Tempo Integral, em Teixeira

Alunos do Colégio Henrique Brito levam a ciência para a prática e

Teixeira de Freitas: O Colégio Estadual Henrique Brito Tempo Integral, de Teixeira de Freitas, mais uma vez se destacou na Feira de Ciências,

IF Baiano abre mais de 2.400 vagas de nível médio integrado à

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) vai abrir processo seletivo para o ingresso de mais 2.400 estudantes nos cursos técnicos integrados ao

Mucuri volta as aulas janeiro 2025