Com a paralisação das atividades, o jeito foi recorrer a tecnologia

A pandemia de covid-19 pegou todo mundo de surpresa e fez com que as atividades presenciais fossem paralisadas. Os professores, além de lidar com as demandas da categoria foram um dos profissionais que mais enfrentaram mudanças no exercício da profissão e por conta disso, precisaram se reinventar. Muitos não tinham tanta familiaridade com a tecnologia, mas precisaram se adequar, afinal a sala de aula foi transferida para o computador. 

O jeito foi se adaptar e buscar grupos de apoio ou dicas de colegas que também atuam nas redes sociais para dar conta das aulas a distância. É pensando em juntar, tanto os professores que têm dificuldade quanto aqueles já nativos digitais, que o perfil no Instagram Sala dos Professores, espaço criado pelo Educa Mais Brasil, tem produzido debates e conteúdos que apontam a tecnologia como uma verdadeira aliada no processo educacional.

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A série Papo de Intervalo produzida semanalmente pelo perfil, por exemplo, recebe um professor de vários cantos do país para dividir experiências e dar dicas de como outros docentes podem desenvolver os seus projetos nas redes sociais.

“Durante a quarentena, a gente vive essa tensão e tudo mais, mas é um momento em que o professor tem para criar coisas novas, talvez até expandir os horizontes da própria profissão, da carreira”, contou o professor de redação Bruno Rodrigues, entrevistado no Papo de Intervalo. Bruno é dono do @trintalinhas, curso que nasceu na internet e hoje conta com mais de 40 mil seguidores no Instagram. 

Bruno é de Maceió, mas compartilha conhecimentos com alunos de qualquer lugar do mundo através da internet. Nesse período o professor descobriu outros talentos, além de intensificar os trabalhos na web, tornando-a um espaço produtivo para alunos e docentes. “Vejo a internet como uma possibilidade riquíssima. Não vejo ela como um destruidor de lares", brinca.

A professora Alba Marília (@professoraalbamarilia) também é produtora de conteúdo nas redes sociais e contou no terceiro episódio da série como foi o processo de transição das aulas presenciais da rede pública de Quixeramobim (CE) para o ambiente virtual. “As aulas não são on-line como a maioria das escolas particulares, nós estamos fazendo as aulas gravadas, enviamos para o grupo [no WhatsApp] e, ao longo do dia, vamos fazendo uma troca de interação entre a família”, explicou. 

Para ela e seus colegas, o desafio foi driblar a realidade da rede pública de ensino a qual muitos alunos não têm acesso a internet. “Infelizmente nós temos muitas crianças que não têm o acesso à internet, ao computador ou celular. Então, tem muitas crianças que estamos fazendo uma forma de chegar a elas, que é possibilitando que a família vá buscar as atividades na escola para que essas crianças não fiquem sem essa oportunidade de aprendizado e de desenvolvimento”, explicou. 

À frente do perfil Sala dos Professores, a docente Carol Silveira (@carolsilveiraprofessora), que há 12 anos dedica-se ao universo educacional, explica que o projeto foi idealizado pelo Educa mais Brasil com a proposta de ser um ambiente fértil que contribua para a formação continuada dos professores, e também de todos os profissionais da educação. “Nasceu para ser uma sala de conhecimento compartilhado. É uma transposição da sala dos professores presencial para o ambiente virtual, para que a gente possa trocar experiências, socializar, compartilhar dicas”, conclui Carol. 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

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