Com as constantes transformações que afetam todas as esferas sociais, o mercado também vem mudando de forma significativa nos últimos anos.

A aceleração da transformação digital e as novas gerações mais imediatistas e inovadoras trouxe para o mercado de trabalho novas perspectivas de atuação e um novo perfil de profissional.

Além disso, não há mais espaço para pessoas estagnadas e desinformadas no mercado, pois é preciso buscar informações novas o tempo todo e se atualizar com as novas demandas mundiais. 

As novas gerações trazem características que ressaltam o lado profissional, como a criatividade, inovações tecnológicas e principalmente a flexibilidade. Tudo isso resulta em profissionais cada vez mais preparados para o futuro e o mercado de trabalho.

Quer saber mais quais são essas características? Separamos alguns atributos fundamentais para quem deseja se preparar para o mercado do futuro e romper de vez com pensamentos e comportamentos ultrapassados.

Previsões para o mercado do futuro

A chegada da Covid-19 e a pandemia mundial acelerou algumas mudanças que já eram previstas para o mercado de trabalho. A transformação digital teve um grande salto no mundo e mudou completamente as formas de trabalho e o comportamento de consumo.

Quando pensamos no mercado do futuro é inevitável ressaltar o papel importante da tecnologia em sintonia com os fatores humanos. 

Ao contrário do que grande parte das pessoas pensam, as inovações tecnológicas não virão para substituir os colaboradores, mas para tornar o trabalho mais produtivo e otimizar o tempo do colaborador. 

De acordo com publicação da Harvard Business Review, a produtividade diz respeito ao sistema operacional e não aos colaboradores. Investir em técnicas e maneiras de deixar os funcionários mais produtivos é ineficaz sem recorrer à tecnologia.

Ou seja, as habilidades e competências dos profissionais do futuro precisam contemplar a tecnologia, pois a produtividade está muito mais ligada ao manuseio dessas ferramentas tecnológicas do que como um atributo pessoal.

O mercado do futuro é expressivamente mais adepto ao digital, com muitas possibilidades de trabalho remoto, maior flexibilidade, com perfis de profissionais mais informados, multifuncionais e com grandes oportunidades para quem domina as ferramentas tecnológicas.

Profissional tradicional x profissional do futuro

Hoje em dia, há uma variedade de gerações trabalhando na mesma empresa ou no mesmo ambiente, cada uma com suas características e habilidades. O profissional tradicional é geralmente aquele nascido na geração baby boomer, geração X e até mesmo a geração Y.

Todas essas pessoas nascidas entre os anos 40 até os anos 90 possuem habilidades já consolidadas, são profissionais mais conservadores, com perspectivas diferentes do mercado de trabalho e viveram épocas completamente distintas dos dias atuais.

O profissional tradicional enfrenta maior dificuldade com as ferramentas tecnológicas, preza pela estabilidade financeira e prefere não se arriscar nos negócios, realiza as atividades de forma linear e valoriza a qualidade do processo.

Já o profissional do futuro está em constante movimentação, possui facilidade em inovar e exercer novas funções, lidam e engajam melhor com as ferramentas tecnológicas, plataformas na web e mídias sociais, são flexíveis e bem informados.

O profissional do futuro é ambicioso e está aberto para as novidades no mercado, são comunicativos e prezam por um ambiente de trabalho colaborativo, buscam cargos de liderança, mas valorizam a participação dos colaboradores, com novas ideias e soluções.

Flexibilidade

Ser flexível é uma das principais características dos profissionais do futuro. A capacidade de se adaptar às novas formas de trabalho, seja relacionado à carga horário ou ao local de trabalho, é uma das qualidades mais esperadas dos profissionais preparados para o futuro.

Com a pandemia do Coronavírus e o distanciamento social, o Home Office ganhou espaço com os colaboradores nas empresas e profissionais autônomos. Apesar de ser estimulado pelo isolamento social, trabalhar de forma remota é também a previsão para o mercado do futuro.

Além de garantir mais qualidade de vida para os profissionais, o trabalho remoto reduz danos causados pelo trânsito e deslocamento. Tudo isso só será possível com profissionais flexíveis, que se adaptam fácil a qualquer lugar de trabalho e estão sempre abertos a novas mudanças.

Além disso, profissionais flexíveis conseguem ter novas visões de trabalho, estão sempre aptos a lidar com novas ferramentas tecnológicas e a aprender novas funções. 

Com isso, eles conseguem solucionar problemas e traçar caminhos estratégicos dentro da empresa com mais sabedoria e facilidade.

Comunicação

A comunicação vai muito além de saber se expressar e ter facilidade em expor suas ideias, mas é também sobre saber escutar o outro e ouvir as diferentes opiniões presentes.

Tudo isso caracteriza uma boa comunicação e é um dos requisitos fundamentais para o profissional do futuro, visto que o mundo enfrenta grande polarização de ideias e dificuldades de comunicação.

Dentro das empresas e grandes organizações é imprescindível que o profissional saiba se posicionar da melhor forma, fazer críticas construtivas e receber feedbacks, prezando sempre pelo diálogo. 

O relacionamento interpessoal é muito importante no mercado do futuro e um grande diferencial entre os colaboradores. Além disso, a comunicação é um fator constante na vida das pessoas, pois é preciso se comunicar todos os dias, de variadas formas. 

No mercado de trabalho, profissionais que desenvolvem uma boa comunicação conseguem resolver problemas e imprevistos com mais facilidade, agilizar processos e evitar desgastes desnecessários.

No mercado do futuro, a praticidade será ainda mais importante e a boa comunicação deve ser uma facilitadora desse processo, essencial para qualquer profissional.

Criatividade

Ter um lado criativo ativo faz com que novas ideias e possibilidades surjam com mais facilidade dentro das empresas e do mercado de trabalho. Tudo isso abre portas para grandes inovações, desenvolvimento de novas habilidades e destaque na performance de trabalho.

A criatividade, além de ser um fator positivo para as empresas e organizações como um todo, é também um fator motivador para qualquer profissional e está ligada ao desenvolvimento pessoal dos indivíduos. 

Tudo isso reflete de forma direta no sucesso profissional e nas demandas do mercado do futuro. De acordo com Edward de Bono, um grande escritor e psicólogo da Universidade de Oxford, a criatividade faz com que as pessoas se interessem por aquilo que estão fazendo. 

Ou seja, profissionais criativos tendem a executar suas tarefas com mais satisfação e interesse, o que por consequência resulta em melhores resultados.

Para o mercado do futuro, onde a tecnologia e as inovações são princípios básicos, não há espaço para profissionais que não sejam criativos e dinâmicos.

Presença online

A internet é a base principal para a transformação digital e o mercado do futuro. Hoje em dia, já não se pode fazer quase nada sem o uso da internet, seja para contratar serviços, alugar hotéis, se comunicar pelo Whatsapp ou até mesmo se locomover, como é o caso do Uber.

Para o mercado do futuro, a internet ocupa o papel fundamental e a presença online será um pré-requisito para qualquer profissional. 

Muito além de dominar as ferramentas digitais e estar presente no ambiente online, é preciso ser ativo nessas plataformas e dominá-las de forma estratégica.

Esse novo mercado será predominantemente digital, onde até mesmo os negócios físicos precisarão ser parcialmente digitais ou estar presentes no espaço online, seja nas redes sociais ou com a criação de um site.

As redes sociais, que antes eram utilizadas apenas para lazer e entretenimento, hoje fazem parte de negociações, empreendimentos e são grandes ferramentas de monetização. 

Seja com o Instagram, Facebook ou LinkedIn, estar presente nessas redes significa estar disponível para o mercado de trabalho e a oportunidades de networking.

Por fim, empresas que fornecem serviços de webhost e possibilitam outras empresas a comprar domínio e hospedagem de sites serão potenciais negócios lucrativos do futuro, pois a presença digital tende a se tornar ainda mais importante.

Comprar domínio e obter uma hospedagem são os recursos básicos para quem deseja ter presença na web, seja um blog, um site ou um e-commerce.

Pensamento sustentável

A sustentabilidade é uma demanda que cresce de forma significativa ao longo dos anos e faz com que as empresas invistam cada vez mais nessa causa. 

As questões sustentáveis afetam a maioria dos brasileiros, que busca desenvolver atitudes mais sustentáveis e um consumo consciente. Dessa forma, as previsões para o mercado do futuro são de mais inovações sustentáveis e o uso da tecnologia a favor do meio ambiente. 

Os profissionais do futuro deverão estar informados sobre os impactos ambientais e possuir iniciativas sustentáveis. Essa é uma pauta que tende a ganhar ainda mais espaço no futuro e requer profissionais preparados, com ideias e perspectivas em sinergia com o tema. 

Além disso, as oportunidades para profissionais que desejam trabalhar na área são grandes, visto que as empresas caminham para um futuro completamente sustentável.

Como se preparar para o mercado do futuro

Com tantas habilidades e competências a serem trabalhadas, é importante procurar alternativas que poderão te ajudar a desenvolvê-las da melhor forma possível. 

A criatividade, boa comunicação e a flexibilidade não são características inerentes ao ser humano e podem ser desenvolvidas ao longo da vida.

Dessa forma, há alguns caminhos que podem facilitar esse processo e te ajudar a se tornar um profissional preparado para o mercado do futuro com mais facilidade.

Autoconhecimento

O autoconhecimento é a ferramenta primordial para qualquer pessoa desenvolver suas potencialidades ou possíveis habilidades. É por meio do autoconhecimento que os profissionais conseguem identificar seus pontos positivos a serem ressaltados e os pontos negativos passíveis de mudança.

Existem várias formas de praticar o autoconhecimento, seja por meio de meditações, terapias diversas e até mesmo por meio da escrita terapêutica. Embora poucas pessoas conheçam o termo, a prática é muito utilizada por quem encontra na escrita uma forma de autoconhecimento.

Criar um blog pode ser uma ótima opção para quem deseja trabalhar o autoconhecimento por meio da escrita, pois possibilita que você explore assuntos e ideias importantes que poderiam passar despercebidas no dia a dia.

Para criar um blog profissional é preciso comprar domínio e contratar um serviço de hospedagem, ambos possuem valor acessível hoje em dia. Além disso, empresas nacionais possuem pacotes de hospedagem com a possibilidade de obter o nome de domínio grátis.

Qualificação e conhecimento

É muito importante se qualificar não só na sua área de trabalho, mas em outras áreas que se relacionem com seus interesses e as características do profissional do futuro.

Caso você deseje adquirir maior conhecimento sobre tecnologia e se preparar para as inovações do mercado, a internet possui uma variedade de vídeos e conteúdos voltados ao tema. 

Contudo, é muito importante buscar aprender e estudar de forma constante, pois o mercado do futuro exige qualificações e conhecimentos diversos, principalmente sobre as mídias digitais.

Terapia

A psicoterapia é um grande diferencial entre os profissionais medianos e profissionais preparados para o futuro. 

Ao contrário do que muitos imaginam, ter um acompanhamento terapêutico é essencial para quem deseja desenvolver habilidades e reconhecer potencialidades como profissional.

Muitas vezes o processo de autoconhecimento pode ser um desafio para quem segue sem ajuda profissional e não obtém muitos resultados. 

Além disso, procurar ajuda de um psicólogo é o melhor caminho para quem busca melhores relações interpessoais e melhor preparo emocional para lidar com as adversidades do mercado de trabalho.

O mercado do futuro é repleto de incertezas e transformações, o que demanda dos profissionais mais inteligência emocional para enfrentar situações inesperadas. 

Dessa forma, o capital humano e o desenvolvimento das capacidades pessoais são imprescindíveis para o perfil de profissional do futuro.

Profissões do Futuro

As profissões do futuro podem ser profissões que já existem e deverão ser ainda mais valorizadas no futuro ou até mesmo profissões inéditas que poderão ser criadas ao decorrer dos anos. 

Porém, todas elas estão relacionadas aos temas e atributos citados sobre o profissional do futuro e a demanda do novo mercado. Com isso, elas estão ligadas à transformação digital e possuem aproximação com a tecnologia. 

De acordo com relatório feito pelo Fórum Econômico Mundial e o New Metrics CoLab, áreas como inteligência artificial, cientistas de dados e engenharia estão em destaque no mercado do futuro.

Tudo isso inclui profissões como desenvolvedor de Big Data, desenvolvedores de softwares, engenheiro de estabilidade de site, consultor de Analytics, dentre várias outras profissões relacionadas à tecnologia e internet.

O ambiente digital ganha cada vez mais destaque e é possível visualizar um futuro próximo onde a presença online seja a ferramenta principal para todos os negócios. 

Conclusão

Estar por dentro dos avanços da tecnologia é imprescindível para entender o mercado do futuro e se preparar profissionalmente. 

Sobretudo, é muito importante compreender quais são as demandas futuras do mercado para dominar as competências e características esperadas do profissional do futuro.

As novas tecnologias atreladas às tendências mundiais, como a sustentabilidade, são sinais do que esperar para o mercado de trabalho do futuro e mostra a necessidade de características que contemplem o conhecimento digital e o capital humano.

Muito além de ser criativo, flexível e comunicativo, é preciso estar ligado a habilidades de desenvolvimento web, networking, transformação digital e principalmente estar por dentro das mídias sociais e demandas da atualidade.

Plataformas de educação preparam estudantes para o Enem 2021

Pesquisa apurou que entre 10 candidatos do Enem sete não se sentem preparados para participar do exame Uma das principais portas de entrada do

Músicos compartilham ensinamentos através da arte

Professor recorreu à ludicidade com música e literatura para chamar a atenção dos alunos O amor pela educação e pela música despertou no

Enem 2021: termina nesta sexta (18) prazo para pedir recurso contra

Hoje (18) é o último dia para estudantes solicitarem recurso contra o indeferimento da isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino

Universidade de Orlando oferece curso gratuito em português para

Mais de 50 horas de conteúdo estão sendo disponibilizadas A Full Sail University, universidade norte-americana localizada em Orlando, está

Inscrições para o Enem 2021 iniciam em 30 de junho

Saiba o que é solicitado e como realizar a sua inscrição para o exame O início das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Pesquisa aponta que mais estudantes pensam em desistir dos estudos

Brasileiros com idades entre 15 e 29 anos somam 43% dos estudantes que já pensaram em abandonar as aulas Divulgada nesta semana, a pesquisa

Evento virtual celebra os 38 anos da UNEB

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) realizouo um ato virtual na manhã desta quinta-feira, 10, para celebrar o aniversário de 38 anos da

Enem Digital 2021 terá recursos de acessibilidade

Ao todo, serão 101.100 vagas, diz Inep A versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 terá recursos de acessibilidade

Encerra amanhã (11) o prazo para inscrições no Revalida 2021

A aplicação da primeira prova será no dia 5 de setembro, em oito cidades brasileiras Profissionais interessados em se submeter ao Exame Nacional

Superação marca trajetórias de enfermeiros formados com bolsas de

Políticas de inclusão educacional foram a injeção de ânimo de muitos profissionais de sucesso Muito tem se falado nos heróis da pandemia,

Nossos Apoiadores: