Que o mercado de trabalho anda cada vez mais competitivo e concorrido, nós sabemos. Isso ocorre pois ano após ano o conhecimento da humanidade aumenta, como um todo e também devido ao aumento populacional que temos ao longo dos anos.
Com mais pessoas e pessoas cada vez mais capacitadas, é de se esperar que o mercado de trabalho também se torne cada vez mais rígido e exigente.
Ainda, para garantir a entrada no mercado de trabalho é necessário o desenvolvimento de um currículo efetivo e que impressione os contratantes da empresa em questão.
Além do currículo, temos também outras maneiras de se comprovar experiências passadas, como por exemplo a elaboração de um portfólio.
Pensando em como o mercado está altamente competitivo e tende a estar cada vez mais, hoje iremos ver um pouco mais sobre como você pode estruturar seu portfólio, através de dicas, modelos e exemplos de portfólio empresarial para lhe inspirar.
Quais profissionais utilizam de um portfólio e o que é um portfólio?
É extremamente comum que a maior parte dos profissionais que ingressam no mercado de trabalho tenham que apresentar um currículo, também chamado de CV, ou Curriculum Vitae.
Inclusive, na maior parte das universidades é necessário o desenvolvimento de um CV ou de um currículo Lattes. Contudo, vemos universidades como a UNOPAR onde o portfólio é necessário para a conclusão de seu curso.
Mas, você já parou para pensar quais são exatamente os profissionais que necessitam de um portfólio no lugar de seu currículo? E também o porquê isso acontece?
Primeiramente, para entendermos a razão de alguns profissionais recorrerem ao portfólio, precisamos entender o que é um portfólio e qual a sua diferença frente a um currículo convencional.
Segundo um dos mais renomados profissionais e divulgadores de Marketing Digital no mundo, Neil Patel, o portfólio nada mais é do que um compilado dos melhores trabalhos, projetos e experiências de um profissional ou de uma empresa.
Ainda, quando pensamos na diferença entre um portfólio e um currículo, é essencial ressaltarmos que o portfólio possui um caráter mais prático do que o currículo.
Isso é, enquanto o currículo traz títulos e experiências concluídas, o portfólio apresenta estas experiências de maneira detalhada e prática, mostrando exatamente como cada projeto foi realizado.
Logo, para alguns profissionais, o portfólio é bem mais indicado do que o currículo na hora de apresentar suas conquistas e trabalhos:
1. Fotógrafos
2. Arquitetos
3. Escritores
4. Designers
5. Jornalistas
6. Artistas
6. Músicos
Há um padrão claro entre as profissões aqui citadas: todas são áreas consideradas criativas, que trabalham com o desenvolvimento de projetos pessoais, sejam eles Músicas, Livros, Designs, Roteiros ou Fotografias.
Portanto, para estes profissionais e para muitos outros, o portfólio é bem mais recomendado do que um currículo para comprovar suas experiências, projetos e habilidades.
Se por acaso você se enquadra em alguma destas categorias, você provavelmente deve estar se perguntando quais os pontos mais importantes na hora de fazer um portfólio e também quais plataformas podem te ajudar na hora de montá-lo.
Dicas para a elaboração de um portfólio
Como vimos, o portfólio irá mostrar de maneira prática todas as suas habilidades e capacitações, diferentemente do currículo tradicional que irá apenas citá-las.
Portanto, existem algumas considerações a serem feitas na hora de desenvolver o melhor portfólio possível.
A primeira coisa a se considerar é se o seu portfólio terá o formato Digital ou Impresso. Caso se opte pelo formato impresso e mais tradicional, é essencial o uso de um papel de alta qualidade em seu portfólio e que tenha, preferencialmente, tamanho A3 ou A4.
Além disso, um ponto que é recomendado tanto para o formato impresso quanto para o formato digital é a objetividade, simplicidade e clareza para apresentação de projetos.
Não coloque muitas informações e imagens na mesma página, deixe a apresentação a mais polida e menos poluída possível. A clareza estética e a simplicidade são importantíssimas.
Já, quando falamos de portfólios digitais, o formato de publicação mais utilizado é o PDF. Portanto, se atente ao formato de seu arquivo, pois o PDF dá um ar mais profissional e sério para seu currículo.
Além disso, existem diversas plataformas digitais que são especializadas no desenvolvimento de portfólios e são totalmente gratuitas.
Estas plataformas contam com funcionalidades exclusivas, como padrão de imagens, organização de arquivos, planos de fundo, escolha de título e descrição para o trabalho e várias outras funções.
Dentre os websites especializados em portfólios, podemos elencar alguns, como por exemplo:
Clippings.me
Cargo Collective
WordPress
DeviantArt
Cada uma destas plataformas possui suas próprias funcionalidades, no entanto, todas são bastante claras, diretas, objetivas e intuitivas para facilitar o uso até para novos usuários.
onclusão
Portanto, tá esperando o que para desenvolver seu portfólio e ingressar no mercado de trabalho?
Acesse alguma destas plataformas, leve em consideração as dicas e pontos que tocamos aqui e corra para fazer o seu!
Por: Liberdadenews/Ascom