Que o mercado de trabalho anda cada vez mais competitivo e concorrido, nós sabemos. Isso ocorre pois ano após ano o conhecimento da humanidade aumenta, como um todo e também devido ao aumento populacional que temos ao longo dos anos.

Com mais pessoas e pessoas cada vez mais capacitadas, é de se esperar que o mercado de trabalho também se torne cada vez mais rígido e exigente.

Ainda, para garantir a entrada no mercado de trabalho é necessário o desenvolvimento de um currículo efetivo e que impressione os contratantes da empresa em questão.

Além do currículo, temos também outras maneiras de se comprovar experiências passadas, como por exemplo a elaboração de um portfólio.

Pensando em como o mercado está altamente competitivo e tende a estar cada vez mais, hoje iremos ver um pouco mais sobre como você pode estruturar seu portfólio, através de dicas, modelos e exemplos de portfólio empresarial para lhe inspirar.

Quais profissionais utilizam de um portfólio e o que é um portfólio?

É extremamente comum que a maior parte dos profissionais que ingressam no mercado de trabalho tenham que apresentar um currículo, também chamado de CV, ou Curriculum Vitae.

Inclusive, na maior parte das universidades é necessário o desenvolvimento de um CV ou de um currículo Lattes. Contudo, vemos universidades como a UNOPAR onde o portfólio é necessário para a conclusão de seu curso.

Mas, você já parou para pensar quais são exatamente os profissionais que necessitam de um portfólio no lugar de seu currículo? E também o porquê isso acontece?

Primeiramente, para entendermos a razão de alguns profissionais recorrerem ao portfólio, precisamos entender o que é um portfólio e qual a sua diferença frente a um currículo convencional.

Segundo um dos mais renomados profissionais e divulgadores de Marketing Digital no mundo, Neil Patel, o portfólio nada mais é do que um compilado dos melhores trabalhos, projetos e experiências de um profissional ou de uma empresa.

Ainda, quando pensamos na diferença entre um portfólio e um currículo, é essencial ressaltarmos que o portfólio possui um caráter mais prático do que o currículo.

Isso é, enquanto o currículo traz títulos e experiências concluídas, o portfólio apresenta estas experiências de maneira detalhada e prática, mostrando exatamente como cada projeto foi realizado.

Logo, para alguns profissionais, o portfólio é bem mais indicado do que o currículo na hora de apresentar suas conquistas e trabalhos:

1. Fotógrafos

2. Arquitetos

3. Escritores

4. Designers

5. Jornalistas

6. Artistas

6. Músicos

Há um padrão claro entre as profissões aqui citadas: todas são áreas consideradas criativas, que trabalham com o desenvolvimento de projetos pessoais, sejam eles Músicas, Livros, Designs, Roteiros ou Fotografias.

Portanto, para estes profissionais e para muitos outros, o portfólio é bem mais recomendado do que um currículo para comprovar suas experiências, projetos e habilidades.

Se por acaso você se enquadra em alguma destas categorias, você provavelmente deve estar se perguntando quais os pontos mais importantes na hora de fazer um portfólio e também quais plataformas podem te ajudar na hora de montá-lo.

Dicas para a elaboração de um portfólio

Como vimos, o portfólio irá mostrar de maneira prática todas as suas habilidades e capacitações, diferentemente do currículo tradicional que irá apenas citá-las.

Portanto, existem algumas considerações a serem feitas na hora de desenvolver o melhor portfólio possível.

A primeira coisa a se considerar é se o seu portfólio terá o formato Digital ou Impresso. Caso se opte pelo formato impresso e mais tradicional, é essencial o uso de um papel de alta qualidade em seu portfólio e que tenha, preferencialmente, tamanho A3 ou A4.

Além disso, um ponto que é recomendado tanto para o formato impresso quanto para o formato digital é a objetividade, simplicidade e clareza para apresentação de projetos.

Não coloque muitas informações e imagens na mesma página, deixe a apresentação a mais polida e menos poluída possível. A clareza estética e a simplicidade são importantíssimas.

Já, quando falamos de portfólios digitais, o formato de publicação mais utilizado é o PDF. Portanto, se atente ao formato de seu arquivo, pois o PDF dá um ar mais profissional e sério para seu currículo.

Além disso, existem diversas plataformas digitais que são especializadas no desenvolvimento de portfólios e são totalmente gratuitas.

Estas plataformas contam com funcionalidades exclusivas, como padrão de imagens, organização de arquivos, planos de fundo, escolha de título e descrição para o trabalho e várias outras funções.

Dentre os websites especializados em portfólios, podemos elencar alguns, como por exemplo:

Clippings.me

Behance

Cargo Collective

WordPress

DeviantArt

Cada uma destas plataformas possui suas próprias funcionalidades, no entanto, todas são bastante claras, diretas, objetivas e intuitivas para facilitar o uso até para novos usuários.

onclusão

Portanto, tá esperando o que para desenvolver seu portfólio e ingressar no mercado de trabalho?

Acesse alguma destas plataformas, leve em consideração as dicas e pontos que tocamos aqui e corra para fazer o seu!

Por: Liberdadenews/Ascom

BA: mulheres representam 30% dos condutores e são mais responsáveis

A Bahia conta com quase 3 milhões de habilitados, e apesar de uma população feminina maior – cerca de 53%, apenas 30% são delas são

Potencializando a educação: Convertendo PDF para Word com

Em um cenário educacional cada vez mais digitalizado, a capacidade de poder converter documentos de PDF para Word se tornou uma habilidade essencial

SiSU: UFSB oferece 2.132 vagas em Porto Seguro, Itabuna e Teixeira de

Teixeira de Freitas: Nessa edição do SiSU, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) está ofertando 2.132 vagas em 50 cursos paras as

UFSB lança Processo Seletivo 2024 com métodos inovadores de

As inscrições para o Processo Seletivo de Cursos de Graduação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) começaram quinta-feira (4),

PM divulga edital de seleção para colégios e creches na Bahia

A Polícia Militar da Bahia lançou o edital das inscrições do processo seletivo para admissão de alunos ao Centro Municipal de Educação

CPR-ES dá início ao Projeto Kung Fu na Escola no distrito de Santo

Teixeira de Freitas: O Comandante do Policiamento da Região Extremo Sul (CPR-ES) coronel Paraiso, deu início, na manhã desta sexta-feira (11),

Pestalozzi Teixeira de Freitas Celebra 36 Anos com Sucesso do The

Teixeira de Freitas: O evento reuniu diretores, professores, alunos e jurados na celebração do 36º aniversário da Associação Pestalozzi de

Colégio Henrique Brito promove Sarau de Projetos Artísticos e

Teixeira de Freitas: O Colégio Estadual Henrique Brito Tempo Integral (CEHBI), localizado em Teixeira de Freitas, realiza na próxima sexta-feira,

Uneb lança edital para inscrição no vestibular com mais de 7 mil

Começam no próximo dia 18 e vão até 10 de outubro as inscrições para o vestibular da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) 2024. O edital de

Policiais da CIPRv/Itabuna (PRE) realizam palestra em Escola

Teixeira de Freitas: Em uma iniciativa de conscientização e educação, policiais da CIPRv/Itabuna realizaram uma palestra na Escola Municipal

Nossos Apoiadores: