Ao invés de entrarem em férias no início de dezembro, como estava previsto, milhares de alunos da rede estadual de ensino da área de abrangência da Diretoria Regional de Educação 08 (Direc 8) vão ter que estender o período de estudos a dezembro, e outros até meados de janeiro do próximo ano.
Pelo menos, isso é o que prevê o cronograma de reposição de aulas da Direc 8, em razão da greve dos professores do Estado, iniciada em meados de abril deste ano e que, só terminou no dia 4 de agosto, após 115 dias - total de dias de greve na região metropolitana de Salvador, onde a greve foi mais longa.
"Aqui, na nossa região, a paralisação foi de pouco mais de 30 dias corridos (contando sábados e domingos), assim mesmo, em poucas escolas. A maioria funcionou quase que sem problemas", salientou a diretora da Direc 8, Adail Brito.
De acordo com os dados da Direc 8, em cinco colégios de Porto Seguro, três de Santa Cruz Cabrália, três de Itamaraju, dois em Itabela, um em Guaratinga, Jucuruçu e Itapebi, ou não houve paralisação das aulas, ou a greve durou poucos dias. Assim, a greve foi mais intensa em alguns colégios de Eunápolis, no Colégio Luís Eduardo Magalhães em Porto Seguro (HLEM) e no Loyde Alcântara em Itagimirim.
O Eloina Barradas foi o estabelecimento de ensino onde a paralisação foi mais forte, por isso, a reposição dos dias letivos só vai terminar no dia 11 de janeiro. Outros colégios que terão que repor mais dias de aulas, são o HLEM de Porto Seguro, onde os alunos terão aulas até o dia 28 de dezembro, o Loyde Alcântara de Itagimirim, até o dia 20 de dezembro, e o Horácio de Matos em Eunápolis, dia 19 de dezembro. Nos demais, a reposição vai até o dia 13 ou 14 do mesmo mês.
Fonte:sulbahianews