Medeiros Neto: A equipe de reportagem do Liberdade News recebeu uma denúncia nesta quinta-feira, 18 de agosto, sobre o descaso da Prefeitura Municipal de Medeiros Neto, e da Secretaria de Educação daquele município. O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê em seu Capítulo IV (Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer) – “Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.”
O Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outras coisas, também prevê que “A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. Ocorre, que pais e moradores do Distrito de Água Limpa e Comunidade Braga denunciam que as crianças estão sofrendo muito para conseguir ter o seu direito à Educação garantido.
“Em uma rede social, um morador publicou: “Boa tarde senhores secretários de educação e transporte de Medeiros Neto. Só uma pergunta, vocês têm filhos? Porque se vocês tiverem, olhem para as crianças de Água Limpa e Comunidade Braga, que estão tendo que acordar às 05h00 da manhã para pegar um transporte, que anda apenas 24 quilômetros para chegar à escola e estão deixando alunos que desde o início do ano estão sem pegar o transporte. A verba federal vem, e vocês sabem que o governo manda a verba para isso. Sabemos de nossos direitos e deveres. Rever suas decisões, porque as crianças não tem nada a ver com brigas políticas”.
Segundo apurou nossa reportagem, sempre havia uma van, que pegava esses alunos das comunidades mais afastadas e levava para um ponto mais próximo, onde o ônibus escola terminava de levá-los à escola. De abril para cá, por questões políticas, o prefeito Beto Pinto, mandou tirar a van escolar, obrigando estes alunos a acordar 05h da manhã, ou antes, andar até 5 km para chagar ao ponto de passagem do ônibus escolar, tudo isso para assegurar o seu direito fundamental, basilar e constitucional à Educação. “Um absurdo o que estão fazendo com nossas crianças. Toda criança tem direito à Educação, alguém olhe por nós”, disse uma mãe.
Em vídeo, uma mãe disse que seu filho não está aguentando mais, que a família não aguenta mais, porque estão sendo obrigados a acordar antes de 05h da manhã. Tanto a criança quanto os pais precisam acordar cedo, porque precisam preparar as coisas, levar o filho no ponto. “Meu filho só anda gripado, pegando o frio da madrugada, sereno. Antes não precisava acordar tão cedo, e não ficava exposto ao frio. É revoltante o que estão fazendo com nossas crianças. Dói o coração acordar o filho tão cedo, e quando eles perdem o ônibus, ainda somos chamados a atenção. Colocaram um motorista só para fazer uma rota enorme. Estamos sofrendo”.
Quero fazer um pedido a todas as mães e pais. Não sei se está bom para vocês, para mim não está. Nossos filhos estão sofrendo porque precisam acordar muito cedo, e os pulmões deles não estão preparados para isso. Nós que somos adultos, já sofremos com o frio, imagina uma criança. Quem está na mesma situação, que se manifeste. Não podemos deixar continuar assim. Nossos filhos levantavam mais tarde e já estavam gripando direto, imagina agora. Eles precisam colocar a van aqui para pegar os meninos. Ou então mudam os horários dessas crianças para o turno da tarde. Precisamos resolver isso, buscar uma solução”, disse outra mãe.
Nossa equipe de reportagem tentou contato com o prefeito de Medeiros Neto, Beto Pinto, e com a Secretaria de Educação, mas, não conseguimos.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews