Brasília: O colegiado da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados aprovou ontem, 31, o projeto do Executivo para criar a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsba). O deputado federal, Afonso Florence (PT-BA), apresentou requerimento pedindo a apreciação imediata da matéria. Serão criados 36 novos cursos de graduação, com o objetivo de atender 11.110 estudantes nos cursos de graduação e pós-graduação.
Teixeira de Freitas – BA sediará um Campus e acolherá o polo de saúde que contará com cursos de enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, farmácia, bioquímica e medicina. Em recente passagem por Teixeira de Freitas o presidente da Comissão de Implantação da Universidade Ms. Naomar Monteiro Filho dizia que, provavelmente, os Colégios Universitários (Cuni) e os bacharelados interdisciplinares já funcionariam em 2014. Tal possibilidade ganha muita força com a aprovação do projeto.
O prefeito eleito de Teixeira de Freitas-BA João Bosco (PT) comemorou o anúncio. Ele explica que agora o projeto seguirá para o plenário e depois de votado haverá o encaminhamento para o orçamento, com chances de liberação, já para o ano seguinte. “Nós estamos satisfeitos porque todo o esforço está sendo bem-sucedido e os trâmites burocráticos correm a passos largos”. João Bosco recebeu a confirmação da vinda do Campus dos cursos de saúde para Teixeira de Freitas em abril de 2011. Quem fez o anúncio para João Bosco foi o ministro de educação da época Fernando Haddad.
No último dia 23 a Comissão de Implantação da Ufsba esteve mais uma vez em Teixeira de Freitas para a realização de mais um Seminário. O grupo continuou na região até o dia 27 e na oportunidade percorreu as cidades que receberão os Colégios Universitários. Estes Colégios funcionarão nas dependências de Instituições Estaduais de Ensino Médio como uma forma de incentivo aos estudantes concluintes.
Por meio deste modelo de ensino garante-se maior possibilidade de entrada dos estudantes da região nos cursos da Ufsba, bem como, os livra das provas seletivas de ingresso ao Ensino Superior. A Ufsba inicialmente contará com dois campus, o de Teixeira de Freitas e outro em Porto Seguro, além da sede no município de Itabuna.
Por: Ascom/Liberdadenews