Teixeira de Freitas: Na manhã desta quinta feira, (31), as crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI participaram de palestra com os jovens oriundos dos Programas Sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Teixeira de Freitas-BA, participantes do Programa Jovem Aprendiz.
A atividade contou com a presença do vereador Edinaldo Rezende, secretário Municipal de Assistência Social - Antônio Jorge, coordenadora da proteção social básica da SMAS- Andressa Guimarães, coordenadora do PETI - Janicleide Cordeiro, representante do Frigorifico Friza - Marcos Mata e jovens que foram encaminhados para o programa Jovem aprendiz através dos programas sociais da SMAS.
Todas as falas culminaram no reconhecimento que a aprendizagem profissional é um instrumento que permite desenvolver uma aptidão no jovem, levando-o à profissionalização e ao exercício mais proveitoso no mercado de trabalho. O empresário, por sua vez, além de cumprir sua função social, contribuirá para a formação de um profissional mais capacitado para as atuais exigências do mercado de trabalho e com visão mais ampla da própria sociedade.
O secretário de Assistência Social lamentou o tímido número de empresários teixeirenses comprometidos com ações de responsabilidade social, afirmando a dificuldade encontrada em encaixar jovens dos programas sociais da SMAS. Ainda segundo ele, além de ser uma obrigação legal o programa jovem aprendiz e uma ação de responsabilidade social. Antônio Jorge afirmou que a SMAS, em conjunto com os outros entes da rede de proteção a criança e adolescente, irá realizar uma campanha de conscientização do empresariado sobre a necessidade de acolher jovens que tem um histórico de negação e, muitas vezes, de violação de direitos. Mesmo concluiu que é uma obsessão da nova gestão a construção e consolidação de politicas publicas para crianças, adolescentes e jovens.
O vereador, Edinaldo Rezende (PT), reafirmou os compromissos do prefeito, João Bosco (PT), com a proteção integral a criança e adolescente e com a consolidação e construção de políticas públicas para juventude, o mesmo afirmou que é uma visão muito simplista achar que o problema da violência se resolve com ação policia, para o mesmo, a violência e um problema estrutura e só será superada através da garantia dos direitos. Ele concluiu afirmando que ira apresentar um projeto de lei criando um programa de aprendizagem municipal que garanta aos jovens oriundos dos programas sociais da SMAS, a chance de concorrer a bolsas de estudo para o Ensino Superior.
Todos os jovens afirmaram a mudança significativa que a inserção no mercado de trabalho a uma vida miserável. “Aprendi aqui no PETI que sou um cidadão de direito não um cidadão de papel”, afirmou um dos jovens. O momento ilustrou quão grandiosa é a interferência positiva dos programas sociais, como o PETI, na vida de crianças e jovens resgatados das margens de vulnerabilidade.
Por: Liberdadenews/Ascom