Seis unidades de creche/pré-escola e escola infantil serão construídas em Teixeira de Freitas conforme assinatura de documento feita na tarde da última quinta-feira 14 de fevereiro, pelo prefeito, João Bosco, e pela secretária de Educação, Isabel Cristina Frazão.
Através do Proinfância, programa do Governo Federal que prevê assistência financeira aos municípios para a construção, reforma e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil, além das 6 unidades, uma delas prevista para o Residencial Ramalho, serão construídas na cidade 10 quadras escolares, cobertas e com palco, e 2 coberturas de quadra.
A Prefeitura de Teixeira de Freitas, em contrapartida, além de obedecer aos projetos padrão fornecidos pelo FNDE para a construção das unidades, disponibilizará 4 terrenos, cada um com área mínima de 3.000 m² – dois dos quais já estão sendo providenciados nos bairros Colina Verde e João Mendonça – para construção das creches. E onze outros terrenos para construção de escolas de ensino fundamental e das quadras cobertas com vestiário.
As quadras deverão ser construídas próximo às seguintes escolas: Joaquim Muniz, José Félix Correia, Manoel Cardoso neto, Raquel de Queiroz, Recreio, São Geraldo e Sheneider Cordeiro Correia. Sendo que o documento prevê ainda que “será providenciado à inserção das informações para pleito da construção de quadras escolares cobertas com vestiário das escolas: Bela Flor, Igualdade e Justiça, Jesuíno Martins e Irmã Dulce”.
É importante ressaltar que, além das unidades citadas, para garantir o acesso das crianças a creches e escolas de educação infantil públicas, ainda neste mês será iniciada a obra de duas unidades pré-escolares, que estão em fase final de licitação, nos bairros Jerusalém e Ulisses Guimarães.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews