“Nós precisamos de parceria, mas parceria com compromisso”, esta afirmação foi feita por uma das professoras da Escola Especial Nova Flor, Sarita Leguizamon, ao comentar sobre os desafios para manutenção da instituição, em especial quanto ao apoio dado pelo poder público municipal.
Na tarde de quarta-feira (21), quando da visita do prefeito João Bosco à instituição, acompanhado pelo secretário municipal de Assistência Social Antônio Jorge, tais necessidades foram repassadas a eles. Também estavam presentes o secretário de Meio Ambiente, Arnaldo Souza, e representantes de empresa notificada por irregularidade ambiental, cuja penalização foi revertida para a escola. Assim, foram entregues dois notebooks e ar condicionado.
O prefeito aproveitou a oportunidade para consolidar parceria entre Prefeitura de Teixeira de Freitas e Pestalozzi. Entendendo a importância de que os estudantes tenham atendimento especializado, o Centro de Referência a Inclusão Social (Creis), com equipe multiprofissional, passará a funcionar em prédio cedido pela ONG, desonerando o poder público do atual aluguel e facilitando o atendimento dos estudantes.
Após assistir às apresentações de música, dança e declamação de poemas, pelos próprios alunos e com participação dos funcionários e famílias, o prefeito visitou as futuras instalações do Centro. Em meio às apresentações, chamou atenção o forte coro formado quando entoaram a canção “A Paz”, de Roupa Nova – “Só o amor, muda o que já se fez e a força da paz junta todos outra vez/Venha, já é hora de acender a chama da vida e fazer a terra inteira feliz”.
A Associação Pestalozzi é a organização não governamental responsável pela manutenção da escola que atende gratuitamente à pessoas com deficiência e desenvolve atividades para complementação do ensino regular e outras, voltadas à cultura, lazer, esportes e sócio ocupacionais. Uma das dificuldades encontradas pela equipe refere-se aos recursos humanos.
Por: Liberdadenews/Ascom