“Foi uma oportunidade que Deus me deu”, com esta frase a mãe Eliene Santos Souza definiu seu sentimento com a abertura da creche municipal no distrito onde mora. As inaugurações dos dois centros municipais de educação infantil aconteceram na tarde de quinta-feira (5), no bairro Monte Castelo e no Duque de Caxias, e na próxima semana será inaugurada a creche em Santo Antônio.
Para o prefeito João Bosco: “nós estamos cumprindo nossa meta, mas ainda há muito o que fazer”. Essas três creches atenderão, cada uma, em média, a 50 crianças em período integral, buscando promover seu desenvolvimento e formação cidadã. A construção de mais quatro unidades, noutras localidades, já está prevista.
O Centro Municipal de Educação Infantil Ciranda da Alegria funciona no Monte Castelo, suas aulas iniciaram esta semana beneficiando a comunidade do próprio bairro e locais circunvizinhos. Na visão da diretora Viviane Oliveira, esta é a oportunidade para construir um futuro diferente, compromisso assumido pela equipe, atentamente apresentada durante a inauguração.
As aulas no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Cunha, no Duque de Caxias, foram iniciadas também na quinta-feira. A estudante Isadora dos Santos, 6 anos, animada, disse que “gostou muito” do primeiro dia. Ao mesmo tempo em que a mãe Eliene comentou que a abertura da creche foi uma “oportunidade de Deus”, pois não tinha lugar para deixar suas duas filhas, de 2 e 6 anos, e agora, poderia voltar a trabalhar fora.
“A creche é a extensão da casa”, ressaltou o prefeito João Bosco, despertando os ouvintes também sobre a responsabilidade que todos têm de cuidar do que é público, “a Prefeitura é quem administra, mas esse equipamento é de vocês”, disse ele.
As inaugurações foram acompanhadas pelas comunidades locais, vereadores e profissionais da educação. A próxima inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Camerino de Santana Matos, em Santo Antônio já está agendada para a próxima semana.
Por: Liberdadenews/Ascom