Teixeira de Freitas: A manhã de sexta-feira (4) foi marcada pela 3ª Caminhada Pela Paz em Teixeira de Freitas, organizada pelo Instituto Francisco de Assis, com o apoio da Prefeitura e entidades civis. Estudantes, professores, pais, empresários e a comunidade em geral se solidarizaram com a passeata em prol de uma sociedade melhor.
Para a uma das participantes, Raimar Santos Leite, professora da rede pública estadual, a grande importância do evento é levar a juventude à reflexão, “importante é buscarmos a paz interior para que essa possa florescer até o outro”, disse ela. Já o participante Raul Gabriel Lyrio, estudante de enfermagem e voluntário do grupo Alegroterapeutas, destacou: “a gente precisa despertar que existem direitos e deveres, e é preciso se conscientizar sobre essa postura cidadã que devemos ter para construir uma sociedade melhor”.
Na concentração final da Caminhada foi lida uma carta aberta pela paz, onde constatava proposições ao poder público municipal para sua promoção. Dentre elas, a instalação de placas e campanhas educativas sobre o trânsito, a revitalização de praças e instalação de quiosques de leitura. Ações estas que constam no planejamento da Prefeitura e, algumas, vem sendo executadas, a exemplo das campanhas de trânsito educativas.
As secretarias de Educação, Infraestrutura, por meio da Coordenação de Trânsito e Transportes, Assistência Social e Segurança com Cidadania, através da Guarda Municipal, apoiaram o evento. Pela adesão, importância e tradição formada, a Câmara Municipal propôs a instituição do 4 de outubro como o dia municipal pela paz.
Por: Liberdadenews/Ascom