Teixeira de Freitas: O professor Dr. Décio Bessa da Costa, atual diretor de departamento do Campus X da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, em Teixeira de Freitas, falou durante a noite dessa última terça-feira, na sessão da Câmara de Vereadores, sobre possibilidade de chegar o curso de Direito na UNEB, além do mestrado, que tem sido alvo de muitas lutas dos professores dessa instituição.
Para que a UNEB continue crescendo se faz necessário o auxílio do poder público, principalmente no que diz respeito à construção de novas instalações para receber novos cursos. O professor Décio lembrou que em diversos locais na Bahia, as prefeituras tem dado apoio às Universidades, o que ainda não tem acontecido em Teixeira de Freitas. Apesar de haver reuniões, promessas e constantes diálogos, o campus X ainda não recebeu nenhum apoio por parte da prefeitura.
O campus X conta com aproximadamente 80% dos professores com títulos de mestres e doutores, o que auxilia na garantia da vinda do curso de mestrado para o Campus. Atualmente há seis cursos regulares: Letras Português, Letras Inglês, Pedagogia, Ciências Biológicas, Matemática e História. Há ainda o programa Plataforma Freire, que oferece 13 cursos (Química, Sociologia, Ed. Física, Biologia, Artes, entre outros) em aulas que são ministradas no Campus X, e em cidades circunvizinhas, como Medeiros Neto, Caravelas e Itamaraju.
Conta ainda com o curso de Especialização em Educação Para Jovens e Adultos e o LICEEI – Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena. O campus X oferece também o curso de Administração na modalidade EAD. Há projetos desenvolvidos junto à comunidade, como o Programa Universidade Aberta para a Terceira Idade (UAITI), o Academia vai a aldeia, o FUNIL que há mais de dez anos preparando jovens para os vestibulares, dentre outros. Além de trabalhos em Pesquisa e extensão e Projeto de pesquisa.
A UNEB, em 1990, implantou em Teixeira de Freitas o Centro de Educação Superior, inicialmente com o curso de Letras. Mais tarde, o Centro se tornaria Departamento de Educação/Campus X. E nesses 24 anos de existência têm formado docentes em toda a região do Extremo Sul, fazendo um trabalho de pesquisa com qualidade e levando o nome da cidade a diversos locais pelo mundo a fora, com os trabalhos dos alunos e docentes que fazem ou fizeram parte do Campus.
É extremamente necessária a construção imediata de novas salas, que abrigariam os estudantes do curso de Direito e do mestrado. A UNEB ainda necessita de uma residência estudantil, isso por que recebe alunos de diversos locais da Bahia.
Por: Petrina Nunes/Liberdadenews