Teixeira de Freitas: Na noite desta quinta-feira, 03 de abril, estudantes do Curso de Educação Física da Faculdade Pitágoras, fizeram um protesto contra o descaso da instituição com os estudantes, especialmente os de Educação Física. O protesto começou dentro do próprio Campus, com palavras de ordem, apitaços e caminhada pelas repartições da faculdade. Depois o grupo de alunos deu início ao fechamento da BR 101.
Policiais militares e a Polícia Rodoviária Federal interviram e orientou para que os mesmos liberassem a pista. Os estudantes estão revoltados e reclamam, pois pagam mais ou menos R$ 860,00 de mensalidade e a quadra poliesportiva é de péssima qualidade, não é coberta e só anda suja; os materiais esportivos são precários e para piorar, suprimiram o campo de futebol para construir mais salas, em total desrespeito aos estudantes.
“Pagamos tão caro e com isso esperamos ter ao menos um local digno de estudo, porém o que se ver é exatamente o contrário. Já acabaram com o campo, e a pista de atletismo terá o mesmo destino. Além de todos os problemas citados, há constantes falta de luz na instituição e quedas na rede da faculdade. Já participamos de um "revezamento de sala" para que todos pudessem estudar”, disse um estudante.
“Somado a tudo isso, tem a questão da dificuldade de se dialogar com a instituição, visto que a resposta é sempre a mesma: ‘a ordem vem de cima, quem está aqui não resolve’. Com todos os descasos de quem deveria nos ajudar e orientar, somado a uma crescente insatisfação, chegamos ao ponto de hoje, que será apenas o início, se medidas não forem tomadas por parte da instituição”, acrescentou outro estudante.
A faculdade vem sido duramente criticada pelo excesso de alunos, sem melhoria na infraestrutura. Salas cheias; cantinas lotadas; apenas dois prestadores de serviços de copiadora e impressão [mesma quantidade de quando a faculdade tinha poucos alunos]; estacionamentos lotados e com muita lama; Serviço de SAA ineficiente com enormes filas e demora no atendimento, entre outros. “Está evidenciado que o único desejo da faculdade é encher os bolsos e não formar cidadãos”, finalizou um estudante revoltado.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews