Alcobaça: Na primeira segunda-feira deste mês de maio, o Extremo Sul da Bahia foi surpreendido por uma matéria que dava ênfase ao descaso com a Educação Pública no Município de Alcobaça. A matéria foi ao ar em Rede Nacional no Programa Bom Dia Brasil da Rede Globo, e logo reproduzida pelos principais veículos da região e do país, sendo reprisada pela Globo Salvador, que fez questão de enriquecê-la com mais dados e informações.
No reprise, a Globo Salvador fez questão de dar ênfase ao comentário e a indignação do apresentador do Bom Dia Brasil, Chico Pinheiro: “Manutenção hein? Que manutenção...” O que Chama atenção é que 90% das escolas do município apresentam pontos de deficiência educacional, e muitas delas, como as mostradas pela reportagem, não apresentam nenhuma condição de ser chamada de Escola Pública de Educação.
Vale a pena ressaltar que em dados fornecidos pelo órgão municipal, em 2013, dão conta de que a Prefeitura gastou quase R$ 19 milhões de reais só com educação e já este ano de 2014 já foram gastos quase R$ 3 milhões. Isto só nas prestações de contas enviadas pelo município ao TCM. A pergunta que não quer calar é: onde está sendo gasto todo esse dinheiro? Desvio ou mau gestão do dinheiro publico?
O que surpreende mais ainda, é que a escolha do 1° secretario de educação da gestão Bernardo Olívio não passou de uma farsa e manobra política, onde em entrevista, o prefeito justificou que o motivo da demissão do secretário foi a distância no relacionamento interpessoal entre o gestor e o secretário no dia-a-dia. A escolha do secretario pela classe de professores não passou de uma campanha midiática orquestrada pelo próprio gestor.
Na época ele afirmou que estava cumprindo o que prometeu em campanha. “Infelizmente as promessas feitas em palanques devem ter ficado nos palanques apenas. E o Plano de Governo registrado no TRE, em período de campanha, só ficou no papel”, disse um morador de Alcobaça.
“Enquanto procuramos uma resposta e aguardamos o pronunciamento dos órgãos fiscalizadores e das autoridades constituídas, milhares de crianças são obrigadas a conviver com o estado critico da Educação do Município de Alcobaça, conforme relatado na matéria do Bom dia Brasil”, desabafou uma professora, que não quis se identificar.
Segundo dados enviados ao TCM, em 2013, o atual gestor, Bernardo Olívio Firpo Oliveira, se beneficiou de recursos da educação para beneficio pessoal e grande parte dos recursos foram destinados para o Transporte Escolar, que funciona precariamente no município. “Esperamos que uma vez que se tornou público e notório esse escândalo em Alcobaça, que o Ministério Público tome as providências”, disse outra professora.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews
Veja o link abaixo.