Teixeira de Freitas: A Secretaria de Assistência Social de Teixeira de Freitas, através do Gestor do Programa Bolsa Família, Vanderlei Ferreira, convida a todos beneficiários dos programas assistenciais do Governo Federal para realizarem a atualização cadastral no setor Cad. Único. “Estamos fazendo um apelo e também convidando as pessoas para a revisão dos seus cadastros. Normalmente as pessoas esquecem que o nome é Cadastro Único, a grande maioria pensa que é bolsa família”, disse Vanderlei.
Ainda segundo o Gestor, quando as pessoas fazem o cadastro e não recebem o benefício do Bolsa Família, deixam o cadastro para lá, ou as vezes quando recebem o benefício e o cartão, esquecem que tem que fazer a atualização cadastral. O Cadastro Único não é só o Bolsa Família, são vários programas que o Governo Federal oferece, e as pessoas precisam entender que no momento que mesmo não recebendo o benefício, de acordo com as informações prestadas no cadastro, podem participar de outros benefícios.
Os benefícios que também são contemplados neste Cadastro são: minha casa, minha vida; redução no valor da conta de energia elétrica; carteira do idoso, que dá oportunidade de fazerem viagens interestaduais, passe livre, entre outros. Porém quando o cadastro está desatualizado, ficam impossibilitados de serem prontamente atendidos. “Nosso atendimento é de segunda a sexta, das 07h00, da manhã até às 18h00, e é importante informar que após dois anos sem atualização o cadastro será cancelado”, explica Vanderlei.
Vanderlei informa ainda, que com o cadastro atualizado pelos pais, os filhos podem estar participando do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), com cursos profissionalizantes. Ressalta ainda a importância das crianças estarem em dia com a vida escolar, pois 03 ou 04 faltas escolares já é o suficiente para terem seu benefício cancelado. Numa família, por exemplo, de quatro ou cinco pessoas, em que apenas um estudante está faltando, é o suficiente para cancelar o benefício de todos.
O CAD Único atende cerca de 200 pessoas diariamente, entre atualização cadastral e desbloqueio de benefícios. “Os beneficiários devem procurar os Postos de Atendimento até o dia 30 de junho, pois existem benefícios que estão sendo bloqueados. As pessoas têm ainda a opção de procurarem um dos postos do CRAS em seu bairro, que possuem uma equipe para o pronto atendimento”, acrescentou.
A administração inclusive, pediu ao gestor do programa, em caráter de urgência, uma descentralização do atendimento, fazendo o possível para que ainda este ano se tenha uma equipe do Cadastro Único realizando o cadastro em todos os bairros nos postos do CRAS. “Ainda não temos a estrutura pronta, mas o prefeito nos pediu urgência, e como já temos o projeto pronto, pretendemos abranger todos os bairros o mais rápido possível”, conclui.
Por: Viviane Moreira/Liberdadenews