Teixeira de Freitas: Os estudantes do Instituto Federal Baiano realizaram às 07h00, da manhã de hoje [terça-feira], 10 de junho, uma manifestação nas dependências internas da unidade de Teixeira de Freitas. De acordo com os estudantes, o principal motivo da manifestação é sobre a desapropriação da Unidade pela UNEB, uma vez que o pagamento pela compra do imóvel ainda não foi concluído, devido à falta de pagamento por parte da reitoria do Instituto Federal em Salvador.
“Nossa principal manifestação é sobre o terreno aqui da nossa Instituição, que parece não ter sido pago à UNEB, no valor de aproximadamente de R$ 5 milhões, e a UNEB está reivindicando o terreno, inclusive com manifestações ocorridas dia 29 de maio em Salvador, requerendo as instalações e não mais o dinheiro. Se isto acontecer iremos para unidade de Medeiros Neto, o que dificultaria e, muito, nossa vida”, disse um estudante.
Outra reinvindicação é por parte dos professores, pois estamos em falta de cinco professores, especialmente, de matemática, e os professores não podem ser contratados, porque se a UNEB vier a tomar o espaço, estes profissionais terão suas contratações suspensas, o que acarretaria perda de dinheiro. Essa instabilidade afasta a contratação de educadores e os estudantes que ficam no prejuízo, em vésperas de ENEM e vestibulares.
“Estamos exigindo a presença do Reitor, que compareça aqui em nossa cidade para nos dar uma posição e nos informar de fato o que está acontecendo”, declarou outro estudante. “ Ir para Medeiros Neto, é fazer com que Teixeira de Freitas perca um Instituto Federal de ensino, além de ser péssimo para os alunos, é uma perda lastimável para a cidade”, completou uma estudante do IF Baiano.
Por: Viviane Moreira/Liberdadenews